RNP recebe prêmio e-Cultura da Anilla Cultural Latinoamérica-Europa

- 23/04/2021

A RNP foi uma das 14 agraciadas com o prêmio e-Cultura 2020, da Anilla Cultural Latinoamérica-Europa, que reconhece as pessoas e instituições que promovem o trabalho colaborativo e cocriativo em redes de internet avançadas no campo cultural, na arte, ciência, tecnologia e sociedade. A cerimônia virtual aconteceu na tarde de hoje (23/4) e a organização foi representada pelo cientista de redes, Michael Stanton.

A categoria na qual a RNP foi contemplada destaca a colaboração em e-Cultura. Segundo a Anilla Cultural, o papel que a organização vem desempenhando na integração da rede de colaboração ao mundo lusófono tem sido e fundamental na inclusão de ações relevantes. Além, disso, a RNP apoiou na divulgação e deu suporte técnico a instituições brasileiras para a participação na chamada para cocriadores no Laboratório de Cocriação em Artes & Ciência + TIC (LoLa*), em 2019.

“A parceria da RNP com a Anilla Cultural vem produzindo resultados positivos há pelo menos 3 anos, com diversas colaborações bem-sucedidas. Nós da RNP temos orgulho dessa parceria e através do ótimo relacionamento com Delma Rodriguez, diretora da Anilla Cultural, nossa grande parceira. Esperamos ainda muitos bons frutos de futuras parcerias. Vida longa à Anilla Cultural”, destacou o science engagement da RNP, Alex Moura. 

*LoLa é uma iniciativa que permite performances musicais, ao conectar, em tempo real, músicos separados fisicamente, por meio de serviços de rede avançados, como os fornecidos pelas organizações National Research and Education Network (NREN) e GEANT e outros backbones internacionais.