Seções
Texto

Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Texto

Sobre o programa

O Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP é uma iniciativa que, entre outros objetivos, fornece bolsas para alunos e pesquisadores qualificados atuarem no âmbito de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I) geridos pela RNP. 

Texto

Objetivos

Texto

Promover o intercâmbio técnico e profissional por meio de atividades de pesquisa com instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras;

Texto

Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimento sobre novos processos ou modelos de gestão da PD&I por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com residência no Brasil;

Texto

Proporcionar ao bolsista, por meio de seu orientador, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;

Texto

Incentivar a realização de programas e projetos de PD&I que contribuam para o desenvolvimento tecnológico e de inovação no país.

Texto

Perguntas frequentes:


Quem pode participar do Programa?
Qualquer aluno ou pesquisador brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil. As modalidades de bolsa previstas no regulamento do programa abrangem desde alunos de graduação até pesquisadores experientes com doutorado completo. A modalidade da bolsa, bem como a área de atuação do bolsista, dependem do projeto de PD&I ao qual a bolsa está vinculada.

Como é possível participar?
As bolsas são vinculadas à projetos de PD&I financiados ou geridos pela RNP. As oportunidades de chamadas de projetos ou chamada de bolsistas, quando disponíveis, são publicadas na página “Editais”.

Qual é a vigência da bolsa?
A vigência depende da duração do projeto de PD&I à qual a bolsa está vinculada. Em geral, as bolsas tem duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses, mas podem ser renovadas por igual período no caso de extensão do projeto ou de sua aprovação para uma nova fase de P&D.

Qual o valor da bolsa?
O valor da bolsa pode variar a depender da modalidade da bolsa, titulação do bolsista e da fonte de financiamento do projeto de PD&I ao qual a bolsa está vinculada. O ANEXO I do regulamento apresenta uma tabela com os valores máximos permitidos.
 

;