Seções
Texto

Editais

Submeta seu projeto de pesquisa para o  desenvolvimento na área de redes, incluindo suas aplicações, serviços e produtos.

 

Texto

Editais anteriores

Texto

Programa de Monitoramento de Redes 2022

A RNP lançou, no dia 25/3, a chamada de propostas do Programa de Monitoramento de Redes de 2022 para a comunidade acadêmica. O edital tem por objetivo promover o estudo de temas voltados à área, ou a execução de provas de conceito que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de PD&I na área de medições.

Saiba mais

Texto

Programa de Gestão de Identidade 2022 

A RNP lançou a chamada de propostas do Programa de Gestão de Identidade de 2022 para a comunidade acadêmica. O edital tem por objetivo promover o estudo de temas voltados à área, ou a execução de provas de conceito que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de PD&I na área de Gestão de Identidade. 

Saiba mais 

Texto

Edital RNP-CNPq-IBICT para Ciência Aberta

A RNP, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançaram uma chamada aberta convidando instituições de pesquisa brasileiras que já tenham iniciado discussões internas para a implantação de seu repositório institucional de dados de pesquisa.

Acesse o edital

Texto

PD&I - Grupos de Trabalho 2022 

Em julho de 2021, A RNP convidou a comunidade científica e também startups para participarem da chamada pública do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Grupos de Trabalho de 2022.

Acesse o edital

Texto

Programa de Monitoramento de Redes - PMON

O programa lança chamadas de propostas para que pesquisadores possam submeter projetos sobre monitoramento de redes. Os participantes devem ser ligados a organizações de ensino e pesquisa sediadas no Brasil.

Saiba mais

Texto

Projeto GIGA 

O Projeto GIGA foi coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD), em parceria com a RNP, e teve como missão promover a inovação tecnológica das redes e dos serviços de telecomunicações orientadas à internet por meio da Rede Experimental de Alta Velocidade, denominada Rede GIGA. 

Texto

Desafio RNP e Microsoft em Inteligência Artificial 

A RNP lançou, em parceria com a Microsoft, o Desafio de P&D em Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de explorar tecnologias, além de gerar conhecimento nas temáticas propostas pelos comitês técnicos da RNP. 

Saiba mais 

 

Texto

Novo Programa de Pesquisa & Desenvolvimento 

Em 2018, a RNP lançou o edital do seu novo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento. O diferencial em relação aos anos anteriores é a inclusão do ecossistema de inovação, seja no fomento à criação de novas startups ou em apoio às startups existentes. 

Saiba mais 

Texto

4ª Chamada Coordenada BR-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação 

A RNP e a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), selecionaram seis projetos, relacionados a Internet das Coisas (projetos-piloto), Computação em Nuvem e Redes 5G. 

Saiba mais 

 

Texto

 Chamada para o Acesso Aberto a Dados de Pesquisa - AADP 

A RNP e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançaram uma chamada para promover o acesso aberto a dados de pesquisa (AADP). Foi selecionada uma proposta, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), chamada Rede de Dados de Pesquisa Brasileira (GT-RDP Brasil). 

Saiba mais 

 

Texto

Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética 

A RNP, em parceria com a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, selecionaram cinco projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sobre segurança cibernética, com duração de dois anos. 

Saiba mais 

 

Texto

3ª Chamada Coordenada BR-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação 

Conheça os cinco projetos selecionados pela chamada internacional, com recursos da União Europeia. 

Saiba mais 

 

Texto

Chamada de videocolaboração 

A chamada, do Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo), visou financiar projetos de P&D que explorassem o uso de aplicações baseadas em vídeo e colaboração remota. 

 

Texto

Programas temáticos 

Em 2014, foram lançados dois Programas de P&D Temáticos para e-Saúde e Educação a Distância (EaD), para potencializar a colaboração remota nessas duas áreas do conhecimento. O programa recebeu financiamento dos ministérios da Saúde e da Educação, pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Saiba mais

Texto

Programa de Gestão de Identidade - PGId 

O objetivo do programa é promover o estudo de temas voltados à área de gestão de identidade, como protocolos de autenticação e autorização e infraestrutura de chaves públicas. O programa tem duração de seis meses e os trabalhos selecionados são acompanhados pelo Comitê Técnico de Gestão de Identidade. 

Saiba mais

Texto

Science DMZ 

A RNP lançou uma chamada que selecionou quatro instituições para participar do piloto de testes do modelo Science DMZ, ou "Zona Desmilitarizada Científica." O modelo consiste na criação de um ambiente de rede otimizado para a transferência de dados com alto desempenho, voltado para aplicações científicas. 

Acesse o edital 

Texto

Projetos cooperativos em redes avançadas 

O edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas" foi lançado pelo CNPq/ProTeM em outubro de 2001, em associação com a RNP. Das 39 propostas apresentadas, foram selecionados oito projetos de novos produtos e aplicações, assim como de capacitação em Recursos Humanos. 

 

Texto

Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remav) 

A partir de uma parceria entre a RNP e o Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (Protem-CC), foi lançado, em outubro de 1997, o edital "Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade", com o apoio financeiro do CNPq e do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Como resultado do edital, foram selecionados 14 consórcios.  

Saiba mais 

;