Nordeste Conectado

Sobre o Programa
O Programa Nordeste Conectado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) para a expansão e interiorização de redes de alta velocidade na Região Nordeste.
A primeira fase irá construir redes metropolitanas em 19 cidades-polo, em seis estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
.
Wi-Fi nas Praças
A infraestrutura que será construída também beneficiará alunos de escolas municipais e estaduais de educação básica e ainda a população em geral. Pontos de acesso Wi-Fi serão implantados em até duas praças públicas em cada uma das cidades-polo do Projeto Wi-Fi nas Praças, para acesso livre e gratuito da população, fomentando dessa forma a economia e o desenvolvimento local. Com o estabelecimento de parcerias, é possível atingir mais 77 cidades no Nordeste nos próximos quatro anos.
Impacto social
O projeto beneficia diretamente alunos, professores e pesquisadores de universidades federais, institutos federais e unidades de pesquisa dessas localidades, que terão acesso a uma rede de alta velocidade e poderão se conectar a outras instituições no Brasil e no mundo.
19 cidades
em seis estados do Nordeste
62 instituições
de ensino e pesquisa conectadas
490 mil
alunos beneficiados
Marcos do projeto
2020
Estruturação da equipe; elaboração do Termo de Referência (TR); publicação do processo licitatório e recebimento de proposta; seleção e negociação do Acordo de Cooperação com os provedores.
2021
Elaboração dos projetos executivos; submissão e aprovação dos projetos junto as concessionárias; implantação dos postes; aquisição dos cabos ópticos; aquisição dos equipamentos; lançamento dos cabos ópticos.
2022
Construção das redes metropolitanas em 19 cidades.