Parceria entre RNP e FAPEPI impulsiona a inovação na educação e saúde do Piauí

- 29/01/2024

No dia 25/1, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, se reuniu com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), João Xavier, em representação ao governador do estado, Rafael Fonteles, para reforçar a parceria estratégica visando o impulsionamento da inovação na educação e saúde do Piauí. Também participaram do encontro o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgonio Araújo, a gerente de Relacionamento Institucional da RNP, Cristiane Oliveira e a coordenadora do Ponto de Presença da RNP no estado, Rizalva Santos.

A reunião foi marcada por discussões profundas sobre iniciativas inovadoras que a RNP já vem promovendo na região, com destaque para o serviço global de Wi-Fi acadêmico eduroam e o programa Piauí Saúde Digital.

Eduroam: Conectando Comunidades Acadêmicas Globalmente

Nelson Simões enfatizou a relevância do serviço eduroam, uma plataforma que revoluciona a conectividade para estudantes, pesquisadores e professores. O Eduroam permite que membros da comunidade acadêmica se conectem à internet de forma segura e eficiente em qualquer campus ou instituição afiliada em todo o mundo.

“Não é apenas uma rede, mas uma ferramenta que promove a colaboração global. Através dessa iniciativa, estamos proporcionando aos estudantes, pesquisadores e professores do Piauí o acesso à informação e à colaboração em uma escala internacional, impulsionando o potencial acadêmico da região”, destacou Simões.

Piauí Saúde Digital: Transformando o Sistema de Saúde

João Xavier, presidente da FAPEPI, ressaltou os impactos positivos significativos do programa Piauí Saúde Digital na gestão do sistema de saúde do estado. A iniciativa, que integra tecnologias inovadoras à gestão da saúde, visa proporcionar melhorias na prestação de serviços, facilitando o acesso à assistência médica e otimizando a comunicação entre profissionais de saúde.

Perspectivas Futuras e Agradecimentos

 Os presentes expressaram agradecimentos à RNP pelo comprometimento em promover avanços significativos nessas áreas cruciais para o desenvolvimento do estado.
O compromisso conjunto com a inovação e a colaboração ressoa como um testemunho do potencial transformador dessas parcerias, promovendo não apenas o progresso educacional e de saúde no Piauí, mas também estabelecendo um modelo para iniciativas similares em todo o país.

*Com informações e fotos da FAPEPI.