Seções
Texto

Prospecção Tecnológica

Confira tendências em áreas como videocolaboração, monitoramento de redes e gestão de identidade.

Texto

Comitês técnicos

A RNP coordena Comitês Técnicos formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas no Brasil, em monitoramento de redes, gestão de identidade e videocolaboração. O objetivo é acompanhar a evolução nessas áreas do conhecimento, prospectar soluções tecnológicas e apresentar recomendações, em caráter consultivo.

Texto

 

Monitoramento de redes

O Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) foi criado pela RNP em 2011 para acompanhar os principais avanços técnico-científicos na área de monitoramento de tráfego em redes. São identificadas tendências como o uso de aprendizado de máquina (machine learning), inteligência artificial, equipamentos com suporte a plano de dados programável e o uso ampliado de serviços em nuvem e de aplicações de Internet das Coisas.

 

Imagem
Monitoramento de redes
Texto

 

Gestão de Identidade

O Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId) tem por objetivo realizar recomendações técnicas e apresentar uma visão de futuro acerca dos temas relacionados à gestão de identidades, que mais têm merecido a atenção de pesquisadores no Brasil e no exterior. Alguns cenários analisados estão em aplicações na área de saúde, federação de nuvens e testbeds, pesquisa em autorização e autenticação, e interoperabilidade de sistemas.

 

Imagem
Gestão de Identidade
Texto

 

Videocolaboração

O Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-Vídeo) foi criado para ser um fórum aberto para o   estudo do futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. São analisadas tendências em áreas como: videoconferência; videocolaboração na saúde; produção, edição e transmissão televisiva; sistemas de telepresença; holografia; áudio 3D; sistemas de segurança para videocolaboração, entre outros. 

 

Imagem
videocolaboracao