CAIS
Tratamos incidentes para garantir a segurança da rede acadêmica.

Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança
Na RNP, temos o papel de zelar pela segurança da nossa rede e das instituições conectadas. Com esse objetivo, surgiu o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança – CAIS.
Com mais de 20 anos de atuação, o CAIS foi um dos primeiros grupos de resposta a incidentes de segurança a atuar em nível nacional na detecção, resolução e prevenção de incidentes que trafegam pela rede acadêmica e suas instituições usuárias.
+ de 1 mil
notificações detectadas
+ de 2 mil
incidentes em 2017
+ de 1 mil
pessoas alcançadas por
ações de concientização
Tratamento de incidentes
O CAIS acompanha todo o ciclo de tratamento de incidentes de segurança, desde o monitoramento, detecção, triagem até a resolução de atividades maliciosas.
CSIRTs
Contribuímos para o desenvolvimento de grupos de resposta a incidentes de segurança no Brasil e na América Latina.
Catálogo de fraudes
Acesse e confira os golpes que estão em circulação na internet. São mais de 12 mil amostras disponíveis para consulta.
Alertas
Assine nossa lista de alertas e receba avisos sobre segurança em sua caixa de antecipadamente por e-mail.
Conscientização em segurança
Disseminamos boas práticas para fomentar a cultura de segurança da informação no Brasil.