Seções
Texto

Rede Ipê

A Rede Ipê é a rede acadêmica brasileira. Presente em todo o território nacional ela oferece não apenas acesso à internet de qualidade, mas também suporta a transmissão de grandes volumes de dados, para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias.

Texto

Pontos de Presença

A infraestrutura da rede Ipê engloba 27 Pontos de Presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender a mais de 1,1 mil campi e unidades de instituições de ensino, pesquisa e saúde em todo o país, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários.

Encontre o PoP mais próximo

Texto

Fazem parte do nosso ecossistema:

Texto


Instituições de educação superior e pesquisa

Texto

Agências de fomento à pesquisa

 
Texto

Museus e instituições culturais

Texto

Empresas inovadoras

Texto


Estabelecimentos de saúde com ensino e pesquisa

Texto

Ambientes promotores de inovação (parques e polos tecnológicos)

 
Texto

Integração global

Estamos conectados a outras redes acadêmicas internacionais, por conexões diretas com a América do Sul, América do Norte e Europa.

Saiba mais

Texto

Conexões internacionais

Texto

Europa

Desde agosto de 2021, a RNP passou a se conectar diretamente com a Europa, por meio de uma conexão a 100 Gb/s que se insere no contexto do Projeto BELLA. Por meio desse circuito, que reduziu o tempo de comunicação entre o Brasil e a Europa a metade do existente, a RNP se conecta à rede acadêmica europeia, conhecida como Géant.

Texto

Estados Unidos

A RNP também possui 200 Gb/s de conectividade internacional entre o Brasil e os Estados Unidos por meio do cabo Monet, além de contar com dois outros circuitos de 100 Gb/s da iniciativa conhecida como AmLight que funcionam como backup da nossa conexão principal. Essas conexões proveem acesso às redes acadêmicas norte-americanas, em especial, à Internet2, a outras redes acadêmicas internacionais e à internet comercial mundial.

Texto

América Latina

Agente de integração de iniciativas acadêmicas no Brasil e na América Latina, a RNP tem papel de destaque na Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA). Por meio de RedCLARA, a rede Ipê se conecta a 100 Gb/s com, atualmente, 15 países da América Latina.

Texto

África

A RNP conta com uma conexão de 100 Gb/s com a África por meio dos cabos submarinos SACS-WACS, onde se conecta a redes acadêmicas desse continente, em particular à rede Tenet da África do Sul.

;