Seções
Texto

Tratamento de incidentes

Tratamos incidentes para garantir a segurança da rede acadêmica.

Texto

 

O que fazemos?

Oferecemos apoio à adoção de boas práticas de segurança nas instituições conectadas à nossa rede, contribuindo para a redução dos riscos e vulnerabilidades a que elas estão expostas, como parte do Programa de Fortalecimento da Segurança da Informação (PFSI). Também oferecemos auxílio aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, no processo de atendimento aos requisitos legais, de acordo com as normas complementares da Presidência da República.

 

Texto

Linhas de atuação

Texto

Sistema de Gestão de Incidentes de Segurança (SGIS)

O Sistema de Gestão de Incidentes de Segurança (SGIS) é uma ferramenta para gestores e equipes técnicas de segurança das instituições conectadas à nossa rede. A plataforma permite que o administrador da rede tenha controle das informações relativas aos incidentes de segurança que atingem a sua instituição.

Acesse o SGIS

Texto

Conheça nosso Relatório Anual de Incidentes

Reunimos anualmente os fatos mais relevantes que ocorreram em segurança da informação, e os impactos que eles trouxeram à comunidade técnica em geral. O documento traz análises sobre as principais notificações de vulnerabilidades e incidentes enviadas às instituições conectadas à nossa rede, artigos, campanhas técnicas e tendências futuras.

Acesse

Texto

Como notificar um incidente de segurança

 

Em casos de ataques, tendo como alvo uma rede ou instituição conectada à rede acadêmica da RNP, notifique a ocorrência de incidentes de segurança para o CAIS/RNP.

E-mail: cais@cais.rnp.br

Telefone de emergência: +55 61 3243-4400.

Chave PGP: https://www.cais.rnp.br/cais-pgp.key

Texto

Estatísticas

 

Com o apoio de equipes técnicas das instituições atendidas pela rede acadêmica, recebemos todos os dias um número elevado de notificações de incidentes de segurança e vulnerabilidades. Disponibilizamos estatísticas sobre essas notificações, que são voluntárias e espontaneamente reportadas ao nosso grupo de resposta a incidentes, o CAIS/RNP.

Acesse