Seções
Texto

EduDNS

Alta disponibilidade da rede, resiliência e segurança para a sua instituição.

Texto

O que é o serviço EduDNS?

 

O EduDNS é um serviço de DNS Anycast recursivo que pode ser utilizado por todas as organizações usuárias da RNP. O serviço foi projetado para ter 100% de disponibilidade e roda em vários servidores localizados nos diversos PoPs da RNP, o que faz com que continue funcionando mesmo com múltiplas falhas.


Entre os benefícios para a comunidade de ensino e pesquisa, estão a alta disponibilidade da rede, a resiliência, a segurança. O EduDNS está em conformidade com aspectos legais do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Texto

Por que utilizar Anycast?

Através da técnica de IP Anycast, é possível rodar múltiplas réplicas de um serviço em diferentes localidades utilizando o mesmo endereçamento IP. Desta forma, o roteador escolhe o caminho mais curto para encaminhar o pacote e, consequentemente, acessar o nó mais próximo do serviço. 

Uma grande vantagem do IP Anycast está associada a disponibilidade. No caso de haver queda de um cluster qualquer do serviço em determinada localidade, automaticamente o usuário é encaminhado para outro ponto (cluster) de entrega do serviço.
 

Texto

Como aderir ao serviço?

O serviço está disponível através dos endereços IP {200.19.16.53, 200.137.53.53, 2001:12f0:253::53 e 2001:12f0:353::53} e responde recursivamente quando utilizado da rede da organização. 

Para obter mais informações, consulte:

https://ajuda.rnp.br/edudns

;