Seções
Texto

Plataforma For

Texto

A ferramenta tecnológica disponibilizada em nuvem pelo MEC, com apoio da RNP, auxilia na criação do Plano de Desenvolvimento Institucional e no Gerenciamento de Riscos das instituições da Rede Federal de Educação. Contempla um conjunto de soluções, também conhecidas como ForPDI e ForRisco, que tem a missão de motivar as melhores práticas de planejamento estratégico para a gestão nas organizações, provocar a reflexão e gerar valor agregado e conhecimento.

Saiba mais
Imagem
Gestão de riscos
Texto

 

ForPDI

Texto

 

ForRisco

Texto

Com a ForPDI para elaboração e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional, é possível planejar, implementar e controlar ações estratégicas traçadas pelas instituições, bem como promover melhorias na uniformização das tarefas administrativas, impactando positivamente a qualidade do ensino. O sistema foi desenvolvido para suportar a ação e a gestão estratégica nas instituições, levando em conta questões específicas relacionadas à Rede Federal de Educação e às legislações que a regem.

Texto

Com a ForRisco (Gerenciamento de Riscos), torna-se factível organizar, analisar, planejar e monitorar os riscos iminentes dos processos institucionais, de forma a utilizar um conjunto de técnicas a fim de direcionar o tratamento adequado dos riscos e com isso desenvolver os projetos de forma mais segura, além de minimizar os efeitos dos danos acidentais, direcionando o tratamento adequado aos riscos que possam causar danos aos projetos, às pessoas, ao meio ambiente e à imagem da organização.

Texto

Números de adesão
 

32                                                     13 
Universidades Federais                 Institutos Federais 

Por região:
Sul: 10  Sudeste: 14  Centro-Oeste: 6  Nordeste: 11  Norte: 4

 

Texto

Tecnologia adotada

Texto

A ForPDI é baseada em ferramentas conhecidas, como a análise SWOT, o Balanced Scoredcard (BSC), o Planejamento Estratégico Situacional (PES), Canvas e construção de cenários. A ForRisco é uma plataforma de código aberto que permite acompanhar e gerir os riscos advindos dos processos desenvolvidos pelas instituições públicas.

;