RNP apoia projeto de IoT para a gestão de equipamentos eletrônicos

- 23/10/2023

Alunos do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), faculdade que funciona dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP), irão desenvolver uma solução usando Internet das Coisas (IoT) para melhorar a gestão de equipamentos eletrônicos da RNP. Esta é a primeira vez que um projeto é desenvolvido exclusivamente por alunos de graduação, para a entrega de um protótipo que poderá beneficiar todo o Sistema RNP. 

O desafio veio da necessidade de uma ferramenta adequada para a localização de ativos de hardware, como switches e roteadores. Isso implicava em desperdício de recursos, dificuldade de planejamento e de estoque, e consequentemente em aumento de custos. Além disso, a dificuldade no controle desses bens pode ocasionar a perda de ativos, o que impede a organização de realizar o descarte adequado de equipamentos eletrônicos e medir seu impacto no meio ambiente. 

Tendo isso em vista, uma colaboração entre a RNP e o Inteli irá desenvolver uma solução em IoT para o cadastro de equipamentos eletrônicos, facilitando a sua localização e rastreamento, assim como a sua situação de uso, para o monitoramento desses ativos, com uma interface amigável para facilitar o entendimento dessas informações e agilizar a tomada de decisão. 

O diferencial é que a entrega do protótipo será realizada por alunos de graduação do Inteli, instituição de ensino superior privada que oferece cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas da Informação. 

É importante destacar que a gestão desses equipamentos tem impacto na conexão de mais de 500 universidades e institutos de pesquisa de ponta no país, além de hospitais, organizações culturais e o ecossistema de inovação que compõem o Sistema RNP, em benefício de uma comunidade de mais de 3 milhões de pessoas. 

No dia 16/10, a RNP participou de um evento com os alunos do Inteli, onde pôde apresentar um pouco mais sobre a organização, além das oportunidades de projetos em que a RNP atua. “Conectamos instituições no interior do país, para que seus alunos tenham as mesmas condições dos que estão nas grandes capitais”, afirmou o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, em sua apresentação. 

A assinatura do Termo de Abertura do Projeto (TAP) será realizada em outubro, para a execução em três meses, com a entrega do protótipo até o final deste ano. 

Segundo a diretora-adjunta de TI da RNP, Fernanda Moraes Cruz, com esta parceria, a organização contribui para a formação desses estudantes oferecendo a eles a possibilidade de solucionar um problema real. 

“Minha expectativa é que este seja o primeiro problema compartilhado de muitos outros que irão tornar sólida nossa parceria. É a RNP participando do desenvolvimento tecnológico, social e econômico do país”, declarou a diretora-adjunta de TI da RNP, Fernanda Moraes Cruz.  

Sobre o Instituto Inteli 

Em seu segundo ano de operação, o Inteli já desenvolveu ao todo 16 projetos para clientes do mercado de tecnologia, em áreas como Blockchain, IoT, aplicação mobile, modelos preditivos, robótica, cloud computing, entre outras. 

Fundado pelos parceiros BTG Pactual, IBM, Dell Technologies e Amazon Web Services (AWS), o instituto tem em média 170 alunos, desses 55% são bolsistas e 24% mulheres. O instituto se declara como uma faculdade que, além de conhecimentos em tecnologia, ensina negócios e liderança, para formar alunos mais preparados para o mercado e soluções criativas para desafios reais da sociedade. O Programa de Doação de Bolsas oferece auxílio moradia e alimentação para alunos que não teriam recursos para estudar na cidade de São Paulo.   

O método inclui turmas de até 40 alunos, que desenvolvem projetos em grupo e aprendem em um modelo de sala de aula invertida, em que o professor funciona como um facilitador para tirar dúvidas. Desde o primeiro ano, comum a todos os cursos, os alunos são imersos na cultura de Métodos Ágeis e desenvolvem competências para a gestão de pessoas, como Comunicação Não Violenta.