TV 3.0
O projeto TV 3.0 visa desenvolver novas tecnologias para melhorar as qualidades de transmissão, áudio, vídeo e experiência para os espectadores, buscando manter a televisão aberta atualizada e relevante para a população brasileira. É uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) cuja terceira fase conta com execução do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e apoio da RNP.
Papel da RNP
Dado o histórico no desenvolvimento da TV digital no Brasil e seus variados projetos em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), a RNP foi convidada para gerenciar a fase 3 do novo modelo de TV digital terrestre, nomeado de TV 3.0. A organização cuida da gestão, sendo responsável pela contratação e supervisão dos bolsistas de pesquisa envolvidos.
Atividades do programa
As atividades foram dividas em metas e envolvem os seguintes componentes da arquitetura do padrão tecnológico da TV 3.0 brasileira: camada física; camada de transporte; codificação de vídeo; e codificação de aplicações.
Para execução das atividades e atingimento das metas, o projeto conta com uma equipe de pesquisadores responsáveis.
Tecnologia adotada
Algumas tecnologias utilizadas na TV 2.5 estão sendo mantidas para a TV do futuro, como por exemplo, suporte para vídeo H.264 e H.265 - para distribuição de conteúdo alternativo pela Internet - combinação de codificação de resolução dinâmica e LCEVC - para aprimoramento de vídeo. Saiba mais