Comitê Técnico elabora Relatório de Visão de Futuro com possibilidades de contribuição da RNP para o avanço da Saúde Digital no país

- 11/04/2023

Como a RNP pode contribuir ativamente para o avanço da Saúde Digital no país? Essa é a pergunta que o Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital), coordenado pela RNP, com a participação de diversos representantes de entidades e instituições de Educação e Pesquisa em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e membros da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, acaba de responder a partir da publicação do “Relatório de Visão de Futuro da Saúde Digital”.

Essencialmente propositivo, o documento foi aprovado por cinco associações acadêmicas ligadas à saúde: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), por meio do GT Informação em Saúde e População (GTISP), Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS), Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

O conteúdo é baseado nos fundamentos apresentados na Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) publicada pelo Ministério da Saúde (MS), além do conjunto de instrumentos que a suportam, como portarias, princípios, políticas, legislação, diretrizes, boas práticas e referências nacionais e internacionais. Além de apresentar recomendações acionáveis, apoiadas em justificativas claras o relatório identifica obstáculos, desafios e riscos, como motivação para que se estabeleçam recomendações capazes de enfrentar os riscos e superar os desafios e obstáculos identificados.

“O relatório é um marco para a RNP. Uma diretriz para a participação mais ativa da RNP na transformação digital do Sistema único de Saúde”, afirma o Paulo Lopes, especialista de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP e coordenador técnico do CT-Saúde Digital, Paulo Lopes.

Leia o Relatório de Visão de Futuro da Saúde Digital


Sobre o CT-Saúde Digital
O Comitê Técnico de Ensino e Pesquisa na Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital) tem como motivações: o aumento do número de projetos e redes colaborativas na RNP na área da saúde; a transformação digital que está em curso na saúde, além da demanda por análises amplas e completas sobre a evolução tecnológica de produtos, aplicações e serviços na área.

Se você é especialista e tem contribuições para o CT-SD, inscreva-se  utilizando o Formulário de solicitação de participação.

Contato: contato-ct-sd@rnp.br

Saiba mais