RNP participa de roda de conversa do IFMA para discutir cenário da distribuição e exibição audiovisual no Maranhão e no Brasil

- 01/03/2024

A roda "Distribuição e exibição audiovisual no Maranhão e no Brasil: o papel das instituições de educação técnica e superior", que ocorreu no Auditório da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), na noite do dia 28/2, contou com a participação do gerente de Relacionamento Institucional com a Comunidade de Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, além de Rafaela Gonçalves (IEMA), Sâmia Oliveira (IFMA), Nayra Albuquerque (ZAWA Filmes), Danielle Costa (IFMA), para debater o cenário da distribuição e exibição audiovisual no Maranhão e no Brasil.

A iniciativa foi uma promoção do IFMA, em parceria com o Fórum Audiovisual Negro e Indígena do Maranhão (Fanim), APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e a RNP.

Para Álvaro, esse tipo de encontro e debate é fundamental para fomentar um crescimento da rede de salas de exibição audiovisual no Brasil.
"Estamos em um país onde o número de salas de cinema é muito pequeno e isso se reflete no Estado do Maranhão. Dos 217 municípios, só oito têm salas de cinema. O total de salas registradas na Ancine são só 53 salas, então, a ideia é a gente conversar sobre o impacto disso, para produção, para circulação, exibição e qual é a contrição que as instituições de ensino técnico e superior podem dar na superação desse gargalo”, destacou o gerente de Relacionamento.

A servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Sâmia Oliveira, e, também, produtora audiovisual, acredita que “é muito importante debater a questão da distribuição porque é um tema ainda pouco discutido em todo o âmbito nacional do cinema ainda mais no Maranhão, onde as pessoas nem tem o conhecimento de que se produz cinema aqui”, ressaltou a servidora.

Conforme a realizadora audiovisual na Matraca Filmes e Técnica em Cinema pela Escola de Cinema do Maranhão, Rafaela Gonçalves, “temos diversos desafios desde o recurso para realizar a obra até a ponta que é a distribuição, então quando a gente pensa naquele distribuidor, pensamos nos cinemas, nas salas multiplex. E quando a gente começa a pensar em Instituições de ensino Federais, Estaduais como também um distribuidor para a formação de caráter, mesmo porque o cinema é isso, uma feitura de mundo, pauta as pessoas de informação, então, é muito importante nesses encontros dialogar com esses atores para criar essa rede”, constatou a realizadora.

A professora do IFMA Danielle Costa destacou o momento que passa o Instituto “Eu estou muito feliz porque eu estou observando uma mudança de perspectiva do Instituto em relação às artes. O que eu estou vendo nessa postura, principalmente do Reitor Carlos Cesar, é que é dada a mesma visibilidade às artes dada para as engenharias e o que acontece hoje aqui traz essa relevância. Não se discute o cinema como apenas um componente de entretenimento, mas o estamos discutindo como um componente de gestão, uma gestão educacional, que reconhece o papel da arte, reconhece o papel da acessibilidade a essas formas artísticas de uma maneira inovadora e de uma maneira responsável” – destacou a professora.

Para a participante do evento, documentarista e fotógrafa, Luiza Fernandes, “esse evento é importante, porque ele traz informações que profissionalizam o mercado. A distribuição é um passo muito importante da cadeia audiovisual, então, esse evento contribuiu muito para a profissionalização desse mercado aqui no nosso estado. E eu estou muito feliz de estar prestigiando a Rafaela Gonçalves e estão envolvidas projetos relevantes aqui no nosso estado, mulheres negras, e é super importante que o IFMA esteja trazendo essas mulheres inspiradoras e que trazem muita potência e muita criatividade para o audiovisual do nosso estado” concluiu a participante.

*Com informações da ASCOM do IFMA