Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde faz apresentação na primeira sessão do CT-SD em 2024

- 19/03/2024

A primeira sessão de 2024 do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-SD), realizada na manhã de hoje, 19/3, contou com a participação especial da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad. A professora fez uma apresentação esclarecedora sobre atuação da secretaria com relação ao impulsionamento da transformação digital na saúde do país, por meio da criação do programa SUS Digital, que está sendo lançado neste ano, e da consolidação da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS).

Ana Estela reforçou a missão incumbida à SEIDIGI em sua criação, que prevê a transformação digital do SUS, o maior acesso aos serviços de saúde e a continuidade ao cuidado. Também listou as oportunidades vinculadas à prática da saúde digital, entre elas o empoderamento do cidadão, a informação como bem público e a redução de custos e os riscos mapeados no Brasil, como o aumento de iniquidades em saúde, incidentes relativos à proteção de dados e vieses relacionados ao uso não supervisionado da IA.

A secretária explicou os critérios utilizados para a distribuição dos recursos do SUS Digital e ressaltou os desafios para a consolidação da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS): superar as barreiras da fragmentação e o uso de diferentes tecnologias, garantir a governança e soberania de dados, assegurando a privacidade dos dados e construir uma visão nacional.
Ao final da apresentação, Ana Estela Haddad respondeu a perguntas e expôs a visão de como acredita que a RNP e o CT-Saúde Digital podem colaborar com a SEIDIGI no impulsionamento da transformação digital da saúde no país.

“Eu acho que com todos os aspectos relacionados a princípios, diretrizes, padrões, inovação e as próprias questões ligadas à ciberseguraça, a RNP e a comunidade de saúde ao redor dela podem nos apoiar. Com essa colaboração podemos mapear e ter um inventario das melhores práticas, atuando de forma mais próxima de estado e municípios, em parceria com as universidades, é claro, construir um modelo brasileiro mais amplo para de exportação”, afirmou a secretária.

Aproveitando o ensejo, o coordenador nacional da RUTE e gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Luiz Ary Messina, destacou o trabalho que já vem sendo feito junto aos entes da federação.

“Temos uma meta neste ano na RNP que é conversar com todas as secretarias estaduais de saúde do país. Como resultado dela, já assinamos acordos com a secretaria do Piauí (sete hospitais) e de Pernambuco (quatro hospitais). Dessa forma, a gente quer colaborar para que as ações de saúde digital sejam expandidas”, ressaltou.

Assista à apresentação: