RNP participa da Semana de Inovação Brasil e Suécia, em Estocolmo

- 14/11/2023

Entre os dias 6 e 10/11, foi realizada em Estocolmo a Semana de Inovação Brasil e Suécia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Itamaraty e a Embaixada do Brasil na Suécia. A RNP participou do encontro presencialmente representada pelo gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde e coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.

Dentro da programação, no dia 9/11, aconteceu a 8ª reunião do Grupo Diretor Brasil-Suécia sobre a Cooperação Industrial de Alta Tecnologia Inovadora, que  contou com apresentações sobre os status dos planos de ação dos Grupos de Trabalho divididos por temas e Messina foi o responsável por compartilhar as ações realizadas em Saúde, cuja equipe é coordenada pela RNP, juntamente com o Karolinska Institute e o Research Institutes of Sweden (RISE). 

“O Plano de Ação e Colaboração do Grupo de Trabalho em Saúde abre novas oportunidades para integração de pesquisadores nas áreas da saúde, com foco em saúde digital e inteligência artificial, além de facilitar a colaboração entre os Ministérios de Saúde do Brasil e Suécia, como vem ocorrendo nas reuniões realizadas em outubro, novembro e durante a Semana de Inovação Brasil e Suécia, realizada entre 6 e 10/11, em Estocolmo”, explica Messina.

Além de Saúde, os Grupos de Trabalho de Agência de Financiamento, Bioeconomia, Cidades Inteligentes e Mineração Sustentável realizaram a apresentações e todos os planos tiveram as continuidades aprovadas.

Durante as considerações finais da reunião, o vice-ministro do MCTI, Luis Fernandes, ressaltou a criação da RUTE ainda em sua gestão na Secretaria Executiva do MCTI em 2006 e os avanços ocorridos em saúde digital no Brasil desde então.

O evento, as reuniões e as visitas foram muito bem-sucedidas e, como desdobramentos, uma delegação da Suécia visitará o Brasil na última semana deste mês de novembro, com agendas em Brasília e São Paulo. No encerramento do encontro, foi divulgado o local da 9ª Reunião do Grupo Diretor, a ser realizada no segundo semestre de 2024, na cidade de Florianópolis.