Unijorge passa a compor Sistema da RNP

- 27/11/2019

A Unijorge passou a integrar o Sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A assinatura da parceria, que visa colocar a instituição em rede com todas as conexões acadêmicas do mundo, foi realizada no dia 26 de novembro, no Campus Paralela (sala de Metodologias).

A Unijorge tem três campi na cidade de Salvador (BA); é hoje um dos principais centros universitários do estado e, agora, será a primeira instituição privada a compor permanentemente o Sistema RNP, plataforma brasileira para educação, pesquisa e inovação, que oferece acesso à internet de alta performance.

De acordo com a RNP, outras instituições privadas já usam seu trânsito de redes (conectividade internet), mas nenhuma compõe o Sistema de modo permanente, utilizando o pacote de serviços e facilidades voltados ao ensino e à pesquisa. Com a parceria, a Unijorge passa a se conectar aos melhores institutos de educação superior, agências de fomento à pesquisa, empresas inovadoras, estabelecimentos de saúde com ensino e pesquisa, museus e instituições culturais no Brasil e no mundo. A adesão ao Sistema RNP resulta, ainda, em uma economia nos gastos com comunicação de mais de 80% em relação ao mercado.

A Unijorge produz, sistematiza e difunde conhecimentos por meio da oferta de cursos de graduação presencial e EaD, graduação tecnológica, além de cursos de extensão e pós-graduação em todas as áreas de conhecimento. O Centro Universitário já está conectado à RNP, por meio do Ponto de Presença (PoP) de Salvador, localizado na Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA, a partir de redes ópticas de alta velocidade, via Rede Metropolitana de Salvador (Remessa).

Legenda da foto: o reitor da Unijorge, professor doutor Guilherme Marback Neto, e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. Crédito: Unijorge