WRNP 2024 será em 20 e 21 de maio em Niterói (RJ)

- 16/04/2024

Para estreitar os laços entre a comunidade de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior e debater os avanços e tendências em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a RNP promove anualmente o WRNP (Workshop RNP). A 25ª edição vai ocupar, em 20 e 21 de maio, o Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).

O evento acontece junto ao 42º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e será em formato híbrido, com transmissão online das principais apresentações. As inscrições (online e presencial) já estão abertas e podem ser feitas neste link. O evento online pode ser acompanhado gratuitamente. Já a participação presencial tem uma taxa de R$ 200, que vale pelos dois dias de evento.

A última edição do evento em uma universidade foi no 2º WRNP, no ano 2000, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Organizar o WRNP 2024 em Niterói, no campus da Universidade Federal Fluminense, para nós, é motivo de muita satisfação e significa um retorno às nossas origens: a comunidade de ensino e pesquisa", ressalta Iara Machado, diretora de pesquisa, desenvolvimento e inovação da RNP.

Temas como Inteligência Artificial (IA), big science, cibersegurança, blockchain, internet por fibra óptica, entre outros, vão ser debatidos por pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de TI e de inovação. Organizado pela RNP desde 1999, o WRNP traz palestras e demonstrações de diferentes produtos, além de funcionar como um canal de comunicação entre organizações, empresas, pesquisadores e o governo.

Um dos temas que será discutido é o programa Conecta e Capacita, que visa ampliar o acesso à internet nos setores de educação e pesquisa do país com a instalação de 18 infovias. Serão mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica em todo o Brasil, o que irá beneficiar universidades, instituições de ensino e pesquisa e órgãos públicos.

Outro assunto de destaque será a rede e-Ciência, que fornece conexão de alto desempenho para centros de pesquisa que atuam com a chamada "big science", referência a projetos que envolvem grandes grupos de pesquisadores e instituições –e, com isso, transmissão de grande volume de dados.

O WRNP também terá apresentações sobre a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber); modelos de Identidade Digital Descentralizada (IDD); inteligência artificial no ensino e pesquisa; redes quânticas e outros temas.

A RNP ainda levará ao público dois estandes sobre alguns de seus principais projetos: o Hackers do Bem, iniciativa para capacitar profissionais e cibersegurança; e o Projeto Ilíada, que prevê a criação de um observatório nacional de blockchain, uma espécie de banco de dados público. A programação do WRNP 2024 pode ser vista aqui.

Serviço:

Data: 20 e 21 de maio

Local: Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói (RJ)

Horário: 8 às 18h

Inscrições: http://wrnp.rnp.br