RNP apresenta projetos e novas parcerias no 11º Encontro com Fornecedores

- 08/03/2024

A RNP irá promover o Encontro com Fornecedores e Parceiros de 2024 em 12 de março em Campinas, interior de São Paulo. Com o tema "Inovando para acelerar e conectar", a 11ª edição do evento terá o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisas em Materiais (CNPEM), Antônio José Roque da Silva, como palestrante convidado. Ele irá falar sobre possíveis parcerias com o laboratório Orion, um complexo de biossegurança máxima (NB4) que será construído junto ao acelerador de partículas brasileiro, o Sirius – e que terá conexão de dados fornecida pela RNP.  

O evento será realizado das 9h às 18h no Hotel Premium Campinas (SP). O objetivo é fortalecer as relações entre os fornecedores e parceiros da RNP, grupo que inclui provedores de internet, operadoras de telecomunicações e empresas de tecnologia e inovação. O encontro possibilitará a geração de novas oportunidades de negócios. Também serão apresentadas as apostas da organização para este ano e a médio e longo prazo. 

Entre os destaques da programação, estão apresentações sobre projetos de tecnologia que serão implementados com o novo Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro do Programa Conecta e Capacita (do governo federal e programas estratégicos, como o Internet Brasil, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) que distribui chips gratuitos de internet a estudantes da rede pública. 

O evento também terá espaço para apresentar novidades do OpenRAN@Brasil, iniciativa da RNP que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da tecnologia 5G no país de forma segura e garantir o acesso democrático à rede. O evento terá transmissão ao vivo para inscritos por este link.

Orion permitirá melhor pesquisa de medicamentos e vacinas

Obra do novo PAC, o laboratório Orion será a primeira unidade de biossegurança com classificação NB4 em toda a América Latina – o mais alto nível de contenção biológica, indicado no trato de agentes exóticos que tenham alto risco de contaminação fatal aos indivíduos, além de grande potencial de transmissão pelo ar. O projeto tem um diferencial em relação às outras 60 instalações deste tipo existentes no mundo: este será o primeiro laboratório NB4 a estar conectado a uma fonte de luz síncrotron – o acelerador de partículas Sirius. 

Os recursos previstos para a construção do complexo chegam a R$ 1 bilhão. O laboratório permitirá a pesquisas com agentes biológicos como vírus e bactérias e o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Os dados da unidade de segurança poderão ser acessados por pesquisadores de todo mundo por meio de uma conexão de altíssima velocidade que será fornecida pela RNP. 

11ª edição do Encontro com Fornecedores e Parceiros 

Data: 12 de março 

Horário: das 9h às 17h30 

Local: Hotel Premium Campinas (SP) 

Endereço: R. Novotel, 931 - Jardim Nova Aparecida, Campinas - SP, 13067-901 

Para assistir à transmissão, inscreva-se no site do evento.