11ª edição do Encom reúne mais de 400 participantes presenciais em Campinas

- 18/03/2024

A 11ª edição do Encontro de Fornecedores e Parceiros da RNP (Encom) reuniu mais de 440 participantes presenciais e 32 patrocinadores no dia 12/3, em Campinas (SP). Com o tema "Inovando para acelerar e conectar", o evento compartilhou as oportunidades de parceria em projetos estratégicos da organização, como o Programa Conecta e Capacita, que pretende construir 18 infovias estaduais, três Centros Nacionais de Dados e uma rede de e-Ciência. O Programa faz parte das entregas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. 

O diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisas em Energia de Materiais (CNPEM), Antônio José Roque da Silva, foi o palestrante convidado e apresentou o projeto da construção do Órion, laboratório de biossegurança máxima que será o primeiro do Brasil a estar conectado ao Sirius, acelerador de partículas, para a pesquisa de medicamentos e vacinas. “É central a nossa relação com laboratórios mundiais”, afirmou o diretor do CNPEM, referindo-se à integração global proporcionada pela conexão da RNP. 

Outro destaque foi a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, que é presidente do Conselho de Administração da RNP, em painel com o diretor-geral, Nelson Simões, que compartilhou a estratégia da RNP para os próximos quatro anos. 

À tarde, o evento teve uma sessão de pitches para os fornecedores e parceiros sobre diversos temas de interesse, como o lançamento da Ouvidoria, a nova Arquitetura de TI, serviços em nuvem, como os Centros Nacionais de Dados (CNDs) e NasNuvens, o Centro de Operações em Segurança (SOC), infovias estaduais e nacionais e projetos de P&D, como a rede de E-Ciência e projeto Ilíada. 

A 11ª edição do Encontro com Fornecedores e Parceiros da RNP recebeu patrocínio da Calriz Ciena, Connectoway Huawei, Grupo Binário Juniper, Acessoline, Megalink, Alcatel Lucent / Cycom, Magna Sistemas, Sei Brasil, TD Sinnex / Microsoft, Very Tecnologia, BR Digital, Visafran, Padtec, Q13 / Fiberhome, North Telecom / Kater, Coretech / Veeam, Redspark, Kumulus, Link Brasil, Bechtrans / Globetrans, Forte Telecom, RS Turismo e GSTN.