RUTE/RNP participa de evento de regulamentação da telessaúde no país

- 10/06/2022

No dia 2/6, o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP),, Luiz Ary Messina, participou de uma das mesas da programação do lançamento da iniciativa Telessaúde Brasil, que regulamenta a prática no país. No evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), estiveram presentes o líder da pasta, Marcelo Queiroga, e o ministro das Comunicações substituto, Maximiliano Martinhão.

"A utilização de tecnologias da informação fará a verdadeira revolução no sistema de saúde. Estamos entrando com pé firme na nova era da tecnologia […] Isso representa mais acesso, mais eficiência, mais efetividade. É o SUS na palma da mão dos nossos mais de 210 milhões de brasileiros”, afirmou Queiroga, que, na ocasião, assinou a Portaria GM/MS Nº 1.348, regulamentando a telessaúde no Brasil.

Uma outra portaria (Nº 1.355 - UBS Digital) assinada durante a cerimônia assegura o investimento de R$ 14,8 milhões para estruturação e informatização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 323 munícipios de todo o país.

Com esse investimento, as unidades poderão ampliar os atendimentos a distância e implementar as ferramentas necessárias para isso, como prontuário eletrônico, conexão à internet, sistemas de informação e outros recursos. Assim, as UBS poderão fornecer, por exemplo, telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta com especialistas.

*Com informações da ASCOM/MS