Tical 2017 reunirá gestores de TIC de universidades latino-americanas na Costa Rica

Categoria
- 21/06/2017

As inscrições estão abertas para participar do Tical 2017, que este ano será realizado entre os dias 3 e 5 de julho em San Jose, na Costa Rica. Organizado pela RedCLARA, que conecta as redes acadêmicas na América Latina, o evento reúne os diretores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das principais universidades da região. Este ano, pela primeira vez, outros dois eventos ocorrerão em paralelo ao Tical: o Encontro Latino-Americano de eCiência e o ION Costa Rica.

A sétima edição do Tical traz, em sua programação, palestrantes internacionais de peso para compartilharem suas experiências com a comunidade científica. Entre eles, estão o ex-diretor do Internet Engineering Task Force (IETF), Fred Baker, o presidente do Comitê Sul-Americano de Coordenação de Astronomia (South American Astronomy Coordination Committee - SAACC), Chris Smith, e o reitor da Universidade da Costa Rica, Henning Jensen. O holandês Wouter Los, diretor do Museu Zoológico da Universidade de Amsterdam e especialista em e-Ciência e biodiversidade, também será um dos destaques e participará tanto do Tical 2017 quanto do Encontro Latinoamericano de eCiência.

Após o lançamento de chamada para submissão de trabalhos ao Tical 2017, das 155 propostas recebidas, 33 foram selecionadas pelo Comitê de Programa, dentro dos seguintes eixos temáticos: soluções de TIC para o ensino; gestão; e de apoio à pesquisa; gestão de governança de TIC; infraestrutura e desenvolvimento de software; segurança da informação; e serviços de valor agregado de redes acadêmicas avançadas.

Este ano, a chamada abriu espaço para trabalhos de jovens pesquisadores com projetos para melhorar suas universidades. Dos 14 trabalhos recebidos nessa categoria, três serão apresentados em um painel dedicado ao tema. Veja a lista dos trabalhos selecionados.

No dia 3/7, também ocorrem, junto ao Tical 2017, o Encontro Latino-Americano de eCiência e a conferência ION Costa Rica. O Encontro Latino-Americano de eCiência busca oferecer um novo espaço para o intercâmbio de conhecimento e boas práticas no uso das TIC no âmbito da pesquisa. Para isso, foram selecionados trabalhos dentro de áreas consideradas prioritárias: biodiversidade, e-Saúde, meio ambiente, astronomia, arte e cultura em rede e física de altas energias. O evento recebeu o apoio do projeto Bella-T, que visa construir uma infraestrutura de redes terrestre de alto desempenho que atenda à conexão direta entre a Europa e a América Latina.

Já o ION Costa Rica, promovido pela organização internacional Internet Society (ISOC), reúne engenheiros de redes e especialistas do setor. A programação traz temas como IPv6, DNSSEC, Securing BGP e TLS para Aplicações. As inscrições para o evento são feitas mediante o registro em Tical, sem custos adicionais. Para mais informações, acesse o site da Internet Society.

Para mais informações sobre como participar do Tical 2017, acesse tical2017.redclara.net.

Fonte: RedCLARA