RNP participa de duas mesas do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

- 17/10/2023

O 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado anualmente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) reuniu diretores de escolas de medicina, professores, residentes, alunos e representantes dos Ministérios da Saúde (MS), Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre os dias 5 e 8/10, em Fortaleza. O evento contou com um amplo espaço de exposição e atraiu um total de 1900 participantes, tendo como fio condutor o tema "Integração Ensino-Serviço-Gestão e Comunidade para Transformar a Saúde".

A RNP desempenhou um papel importante em duas mesas: "Telessaúde como Estratégia de Formação de Recursos Humanos para Saúde e Fortalecimento do SUS," com a participação do prof. José Diniz Jr, da ABEM e UFRN e também coordenador do SIG de Educação Médica da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE); e "O Ensino Digital na Pós-Pandemia: Consequências e Perspectivas", com a presença do prof. Chao Lung Wen, professor e coordenador da unidade RUTE na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e do prof. Luiz Ary Messina, coordenador nacional da RUTE.

Mais de cem palestrantes discutiram diversos tópicos, muitas vezes em 16 salas simultâneas, com temas que incluíam: trabalho interprofissional e formação em saúde na prática, acompanhamento de estudantes e egressos e seu impacto na qualidade da educação, programas de financiamento e apoio estudantil na medicina, profissionalismo e redes sociais, e extensão universitária e popular na promoção de territórios saudáveis. 
 
Livro lançado em 2022 celebra 60 anos de educação médica no Brasil 
 
A ABEM completou 60 anos em 2022 e lançou o livro comemorativo sobre seis décadas de luta, expansão, enormes avanços, contribuições e comprovações científicas, bem como legados importantes para a educação médica no Brasil e na América Latina. A ABEM estabeleceu cooperações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e países da região. O livro intitulado "A Educação Médica e a Arena Política: Os 60 Anos da ABEM" celebra essa trajetória.  As atividades ao longo desses 60 anos de existência demonstram sua liderança na educação médica no Brasil, e a associação está se preparando para enfrentar os desafios da Transformação Digital na área da saúde.