RNP participa da segunda edição do Rio Innovation Week e apresenta cases de sucesso

- 09/11/2022

A RNP marcou presença, pela segunda vez consecutiva, no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e negócios do país, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, no Píer Mauá, Rio de Janeiro.  

Na abertura, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, falou sobre a importância da inovação para o desenvolvimento do estado e o bem-estar dos que vivem nele. “Está na hora da marca do Rio ser inovação. Mas precisamos transformar essa inovação em recursos, em postos de trabalho e qualidade de vida”. 

mcti riw
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Alvim: Foco no desenvolvimento

 

Além do stand localizado na Vila da Ciência MCTI, a organização também fez parte da programação do evento. No primeiro dia, Rafael Valle e Clayton Reis, coordenadores de P&DI, apresentaram um panorama do Programa de P&DI Serviços Avançados da RNP e o caso do Vídeo For Health (V4H).  

O Vídeo For Health (VFH) é um projeto da Faculdade de Odontologia e Odontopediatria da USP foi capaz de orientar e manter vínculos com pacientes através do teleatendimento durante o período de distanciamento social da pandemia da Covid-19. A iniciativa, que está disponível via plataforma Nas Nuvens, foi premiada no Congresso Internacional de Odontologia Pediátrica.  

Clayton e Rafael apresentam o case V4H
Clayton Reis e Rafael Valle apresentam o case Vídeo For Health (V4H) 

 

No segundo dia do evento, o diretor adjunto de Serviços Digitais da RNP, Marcello de Jesus Fernandes, apresentou uma seção sobre o que as startups precisam fazer para serem qualificadas e poderem participar do processo de inovação aberta da organização.
 
A analista de negócios da RNP, Larissa Marra, apresentou o projeto Meio-Fio Modular, o primeiro produto lançado e patenteado pela instituição, que consiste em guias de meio-fio furadas, encaixadas umas nas outras, funcionando como canais para passagem de fibra óptica. A Unicamp é a primeira instituição a ter cabos de fibra óptica subterrâneos dentro do seu campus principal utilizando a solução, através de um projeto-piloto.  

 

Marcello de Jesus fala sobre o edital de startups
Marcello de Jesus Fernandes
Larissa Marra fala sobre o Meio-Fio Modular
Larissa Marra 

 

Durante quatro dias de evento, o Rio Innovation Week uniu players do varejo, empreendedorismo e inovação - empreendedores, investidores, executivos e representantes do governo que compartilharam experiências e conhecimento, debatendo e apresentando novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups.