RNP e Ibict recebem visita de delegação cubana

Categoria
- 19/03/2015

A RNP e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) receberam, no dia 13/3, a visita de dois representantes do Ministério da Indústria de Cuba.

Na ocasião, foram apresentadas possibilidades de transferência de conhecimento entre os países, as parcerias realizadas com empresas privadas e o processo de geração de conhecimento das duas organizações brasileiras.

Os cubanos mostraram-se interessados em aproveitar os resultados dos programas de pesquisa e desenvolvimento da RNP, como o Grupos de Trabalho, em utilizar serviços de plataforma aberta, como o Conferência Web com Mconf, e o material didático da Escola Superior de Redes (ESR), já disponível em espanhol.

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, foi o início de uma aproximação. “Incentivamos a conversa entre instituições em prol da utilização do cabo Cuba-Venezuela, o Alba 1. Sugerimos o emprego dessa infraestrutura em um piloto, para demonstrar a possibilidade da fibra óptica com relação aos links satelitais”, disse.

O Alba-1 entrou em operação em 2012, possui 1.600 km de comprimento e é resultado de uma parceria entre Cuba, Jamaica e Venezuela, em uma tentativa de promover a integração da América Latina.

Desde então, a Cooperação Latino-Americana de Redes (RedCLARA) empreende esforços de relacionamento em prol do envolvimento de Cuba na iniciativa, que interconecta as redes acadêmicas avançadas da América Latina e estas a congêneres na Europa (Géant2) e nos Estados Unidos (Internet2). Através da conexão com os dois últimos, é possível a interconexão com o Caribe (C@ribnet), a África (UbuntuNet Alliance), a Ásia (APAN, TEIN) e o resto do mundo.