Programa Frida financia projetos para o desenvolvimento da América Latina e Caribe

Categoria
- 31/03/2016

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (Frida) está com uma chamada de propostas aberta até o dia 13/5 para financiar e reconhecer iniciativas inovadoras e projetos de destaque em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O Programa Frida pretende entregar, neste ano, um total de 235 mil dólares para dez projetos, em três diferentes formas de apoio – prêmios, subsídios e escalamentos. Os prêmios procuram reconhecer iniciativas e práticas inovadoras que já tenham contribuído, de forma concreta, com o desenvolvimento social e econômico da América Latina e do Caribe.

Serão selecionados dois vencedores em três categorias: inovação técnica para o acesso e desenvolvimento da internet; internet e tecnologias para a inclusão social, fortalecimento democrático e exercício de direitos e liberdades; e internet e tecnologias para o desenvolvimento social e econômico.

Já os subsídios oferecem apoio financeiro para os projetos que procuram explorar o potencial das TIC em promover o desenvolvimento social e econômico da região, além do acesso à internet.  Neste ano, serão destinados 145 mil dólares para seis projetos com subsídios entre 20 mil e 30 mil dólares.

Por fim, a chamada de 2016 para escalamentos pretende fortalecer empreendimentos sociais que tenham desenvolvido soluções tecnológicas de sucesso, permitindo-lhes ganhar escala. Serão entregues dois fundos de 40 mil dólares para inovações alinhadas com os assuntos de Frida. 

Nesse caso, os projetos selecionados serão beneficiados com atividades para o fortalecimento institucional e desenvolvimento de capacidades por um valor aproximado de 10 mil dólares adicionais. A chamada é aberta, embora a prioridade seja dada aos projetos que tenham recebido financiamento em chamadas anteriores de Frida.

Criado em 2004, o Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (Frida) é uma iniciativa do Lacnic, que administra o registro de endereçamento da internet nas duas regiões. O Programa Frida oferece financiamento e oportunidades para o fortalecimento de capacidades e networking às organizações da sociedade civil, empreendimentos, governos e universidades que articulam o potencial das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento na região.

Contato: frida@lacnic.net