Paraná realiza quinta edição do Workshop de Tecnologias de Redes

- 11/06/2021

Entre os dias 8 e 10/6, o Ponto de Presença da RNP no Paraná promoveu a 5ª edição do seu Workshop de Tecnologias de Redes (WTR-PR), que foi realizado em formato on-line, com transmissão pelo serviço de Conferência Web. O evento é voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Paraná.

A programação abordou temas como vulnerabilidades e riscos cibernéticos, a infraestrutura de redes a 100 Gb/s no estado do Paraná, trabalho remoto, Machine Learning, nuvem híbrida, migração de serviços para a nuvem pública, entre outros assuntos.

No dia 8/6, o diretor da Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, e Thiago Nascimento apresentaram o painel “Infraestrutura de 100 Gb/s e ações previstas no Paraná”. Já o analista de projetos do NIC.Br, Eduardo Morales, apresentou a iniciativa Cidadão na Rede, que incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet. Também integraram a programação no primeiro dia do evento Wagner Monteverde (EarlySec), Christian Lyra (RNP) e Fernanda Ribas Bohler, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já no dia 9/6, participaram da programação Jaqueline Pereira da Silva (RNP), Lourival Aparecido de Gois, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rodrigo Bongers (RNP), Cristian Latapiat (RNP) e Ricardo Makino (RNP).

No dia 10/6, alguns inscritos ainda puderam participar de um minicurso sobre Privacy by design, ministrado pelo encarregado de dados pessoais na RNP, Yuri Alexandro. O conceito considera a privacidade dos dados desde os estágios iniciais de desenvolvimento de um software ou produto, e ganhou relevância após a entrada em vigor da LGPD.

Os Workshops de Tecnologias de Redes são promovidos pelos Pontos de Presença da RNP em seus estados, com a coordenação da RNP. 

Para saber mais, acesse: https://wtr.rnp.br/pop-pr/.