RNP participa do 14º Congresso Internacional de Educação Superior, em Cuba

- 16/02/2024

A RNP marcou presença no Congresso Internacional UNIVERSIDAD 2024, realizado entre os dias 4 e 9/2, no Palácio das Convenções de Havana, capital de Cuba. O evento contou com cerca três mil participantes, incluindo delegados palestrantes e não palestrantes, ministros, vice-ministros, reitores, diretores de organizações internacionais, presidentes de redes, entre outros. O programa científico do encontro foi desenvolvido em sete simpósios compostos por 26 workshops.

Representantes da RNP, o diretor de Engenharia e Operações e presidente do Conselho de Administração da RedCLARA, Eduardo Grizendi e o diretor-adjunto da Escola Superior de Redes (ESR) foram convidados pela REDUNIV (rede acadêmica cubana) e participaram ativamente da programação do X Workshop Internacional "A Transformação Digital e as tecnologias avançadas na Educação Superior", dentro do Simpósio "A Educação Superior e os desafios para o futuro: internacionalização, transformação digital, financiamento e perspectiva informacional", que ocorreu nos dias 7 e 8/2.

Grizendi foi palestrante no painel "Tecnologias disruptivas e seu impacto na Educação Superior", expondo a importância das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIE) para o desenvolvimento e implementação desse tipo de tecnologia e seu impacto na educação superior. Em particular, destacou o papel da RedCLARA e da RNP dentro desse cenário. 

Já Leandro participou do painel "Educação Superior em cibersegurança: panorama mundial e perspectivas em Cuba", no qual apresentou as principais características da Escola Superior de Redes da RNP e do programa Hackers Do Bem. Os dois diretores também participaram de várias atividades de alto nível com o ministro da Educação Superior de Cuba e outras autoridades nacionais e internacionais.

Colaboração entre RNP e REDUNIV
O evento reforçou o intercâmbio em prol da colaboração entre REDUNIV e RNP. Foram revisados aspectos importantes do roteiro para o fortalecimento da cooperação entre as duas redes e identificados os principais elementos para o desenvolvimento de uma escola superior de redes em Cuba, com foco no Caribe. Para o desenvolvimento desse projeto, é fundamental o trabalho tripartite entre REDUNIV, RNP e RedCLARA. 

No encontro, também foi alinhado o desenvolvimento de um modelo de participação de novas redes na RedCLARA. Para a REDUNIV, foi estratégica a participação dos diretores da RNP no Congresso e é muito importante dar seguimento à agenda acordada em próximos eventos como o TICAL 2024, que será realizado de 3 a 6/11, no Rio de Janeiro.