Evento encerra terceira campanha de conscientização em segurança da informação realizada pela parceria entre RNP e Ministério da Defesa

A parceria entre RNP e Ministério da Defesa (MD) em prol da evolução da segurança da informação entre os colaboradores do órgão do Poder Executivo segue cada vez mais fortalecida. Após duas campanhas de sucesso realizadas no ano passado, na tarde do dia 7/7, na sede da pasta, em Brasília, ocorreu o evento de encerramento da terceira campanha, mais uma vez apoiada pela gamificação.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária-adjunta de Orçamento e Organização Institucional do MD, Alessandra Vianna, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do MD, Bruno Novais, o coordenador do Núcleo de Segurança da Informação e Comunicações do MD, Daniel Santos, o diretor-adjunto de Gestão de Soluções da RNP, Claudio Silva, o coordenador de Segurança da Informação e Privacidade da RNP, Rodrigo Facio, a analista de Segurança da Informação da RNP e responsável por realizar a campanha, Caroline Santos, e o líder de Governança em Privacidade e Segurança da Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD), Romário de Almeida.

“Esse é um projeto único e lúdico. Topar essa ideia, dar continuidade a um projeto que começou na gestão anterior e que foi tão exitoso, que chega na 3ª etapa, e hoje a gente faz uma coroação desse projeto que deu tão certo aqui dentro. Então, parabenizo os vencedores, agradeço a cada um de vocês na pessoa do nosso secretário (de Orçamento e Organização Institucional), Dr. José Roberto (de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior), e do nosso secretário-geral, Dr. Luiz Pochyly por nos autorizarem a levar para a frente um projeto único”, destacou a secretária-adjunta de Orçamento e Organização Institucional do MD, Alessandra Vianna.

O diretor-adjunto de Gestão de Soluções da RNP celebrou a continuidade da cooperação entre a organização e o Ministério da Defesa que está completando seis anos em 2023 e tem gerado benefícios mútuos.

“É muito bom esse tipo de evento, que, na verdade, a gente está celebrando bons resultados. Temos uma cooperação da RNP com o Ministério da Defesa há cinco anos, e estamos entrando agora na sexta fase, e nessa cooperação, a gente faz desde conectividade – para as instituições de pesquisa vinculadas à Defesa – até ações de capacitação ou ações como essa”, ressaltou Claudio Silva.

Mesma plataforma, mas regras e dinâmicas diferentes

A campanha durou de 5 a 30/6 e, novamente, a solução Hacker Rangers foi utilizada para gerar engajamento, com um sistema de pontuação e ranqueamento de acordo com as atitudes de cada um dos participantes perante aos riscos que estão expostos, não só na rotina de trabalho, mas também nos diversos momentos de uso da tecnologia em suas vidas privadas.

“Assim como nas etapas anteriores, estamos na 3ª campanha, essa competição foi muito desafiadora. Primeiro, por conta da metodologia aplicada – a gente utilizou um modelo de gameficação. É uma forma lúdica e mais fácil de aprender. Isso foi fundamental para que a gente conseguisse, de fato, ter esse engajamento do pessoal, absorver o conhecimento e poder aplicar aqui dentro no Ministério da Defesa. Gostaria de agradecer todos os competidores, não só os dez primeiros colocados dessa campanha. Queria dizer que sem os competidores não teríamos esse sucesso”, afirmou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do MD, Bruno Novais, endossado pelo coordenador do Núcleo de Segurança da Informação e Comunicações do MD, Daniel Santos, que também exaltou a parceria com a RNP: “A gente fez um processo de melhoria contínua nas campanhas mudando as regras e novas ideias foram surgindo durante esse processo. A gente melhorou a qualidade dos desafios, os nossos parceiros da RNP acompanharam todo esse processo e nos ajudaram bastante com relação a isso – novos desafios, novos cursos, novas abordagens, novos phishings. Então, durante as campanhas a gente foi sempre tentando melhorar, sempre tentando inovar”, explicou.

Confira os resultados da 3ª campanha:

Campanha 3 - resultados

Resultados gerais das três campanhas:

resultados gerais 3 campanhas

“Uma questão que eu achei muito interessante é que os resultados daqui foram importantes não só para o Brasil. A RNP, no começo do ano, em torno de janeiro, submeteu um artigo para um evento internacional, mostrando os resultados desse evento. Nós fomos aprovados e apresentamos no mês passado na Albânia”, contou o coordenador de Segurança da Informação e Privacidade da RNP, Rodrigo Facio, se referindo à conferência anual da Geánt (Colaboração das Redes Nacionais Europeias de Pesquisa e Educação), realizada em Tirana.

Responsável por planejar e acompanhar as três campanhas de no Ministério da Defesa, a analista de Segurança da Informação da RNP Caroline Santos, enfatizou que o objetivo principal da iniciativa, desde o início do projeto em 2022, foi tornar os colaboradores cidadãos mais

conscientes com relação aos riscos aos quais estão expostos quando usam as tecnologias cada vez mais disponíveis no mundo.

“Eu queria de fato alcançar e escutar a todos e fazer com que desse certo. Acho que vai muito além dos números, mas de fato conseguir aumentar a maturidade de segurança para todos. Não só dentro do Ministério, mas que levassem todo o aprendizado para as suas famílias e nós conseguimos.”, afirmou.

Premiação para os melhores colocados

No final do evento de encerramento da terceira campanha de conscientização, aconteceu o reconhecimento dos participantes que mais pontuaram e mostraram que estão afiados com relação à segurança da informação. Os dez melhores colocados no ranking da plataforma foram agraciados com prêmios.

Durante o encontro também houve momentos de aprendizado e competição, por meio de uma plataforma que exibia questões sobre segurança no telão e os presentes respondiam por meio dos seus celulares. Os que respondessem mais rapidamente, pontuavam mais e ganhavam brindes.