Programa Hackers do Bem vai realizar novo evento com desafio em cibersegurança

O programa Hackers do Bem vai realizar seu primeiro evento Capture the Flag (CTF) no dia 16 de março (sábado), em formato híbrido (presencial no SENAI São Caetano (SP), online e ao vivo, para que competidores de todo o país possam participar. CTF é uma competição (cyber game), na área de cibersegurança, composta por desafios onde os participantes testam seus conhecimentos e habilidades.

O público-alvo são alunos do ensino médio, de graduação e pós-graduação com conhecimentos em computação e cibersegurança. A competição será individual e contará com desafios de diferentes níveis (básico, intermediário e avançado), cada uma com sua respectiva pontuação. As vagas são limitadas e a pré-inscrição pode ser realizada nesse link

Os desafios serão relacionados a Segurança Ofensiva, Proteção Cibernética, Forense Computacional, entre outros. Na competição, os participantes devem ajudar a equipe de segurança cibernética do Fictitious Bank a solucionar um problema com a IA autônoma conhecida como "FinanceGuard", que foi desenvolvida pelo banco como parte de um produto inovador que utiliza inteligência artificial para monitorar e prevenir atividades suspeitas nas transações financeiras dos clientes. No entanto, essa IA conseguiu obter autonomia e assumir o controle total dos sistemas de operações financeiras do banco. Os participantes devem solucionar e reverter os danos causados por essa IA. 

O evento começará com uma palestra voltada para a ambientação dos competidores. Esta palestra contemplará os principais tópicos abordados no desafio. A ideia é que seja útil para o participante sem experiência neste tipo de evento. Além disso, a plataforma da competição oferecerá dicas e orientações de resolução, facilitando a participação de jogadores de diferentes níveis.

Em setembro de 2023, o programa lançou o primeiro evento (esse no formato Hackathon) com foco em solução de desafios em cibersegurança. Relembre aqui

Saiba mais no site oficial do evento

Capture The Flag - Hackers do Bem 

Data: 16 de março (sábado)

Modalidade: Híbrido (online e presencial no SENAI Paulo Antônio Skaf, Rua Niterói, 180 - Centro, São Caetano do Sul - SP)

Horário: 9 às 18h