Mais de 500 estudantes enfrentam IA “rebelde” em competição de cibersegurança

No dia 16/3, 516 competidores de todo o Brasil, sendo 18 presenciais no SENAI Paulo Antônio Skaf, em São Caetano do Sul (SP), participaram do desafio de cibersegurança Capture The Flag (CTF) Hackers do Bem.  

A modalidade Capture the Flag (CTF), no âmbito da tecnologia, é uma na qual os participantes tentam, no menor tempo possível, solucionar o máximo de desafios relacionados à exploração de vulnerabilidades em sistemas, quebra de criptografia, resolução de quebra-cabeças e outros problemas relacionados à segurança cibernética. Os competidores testam seus conhecimentos e habilidades resolvendo desafios sobre diferentes temas, como responder perguntas realizar tarefas de segurança; e captura uma “flag” (bandeira).   

A competição durou 6 horas e ofereceu diferentes níveis de desafios aos estudantes, que tiveram que retomar o controle das operações financeiras do chamado Ficticious Bank dominadas pela inteligência artificial FinanceGuard, que se rebelou contra o próprio sistema que a utilizava como tecnologia de segurança. Além de resolver o problema, os competidores também tiveram que fazer prevenção de novas ameaças.  

Realizado pela RNP e SENAI SP, o evento teve a parceria técnica da GoHacking para o desenvolvimento do jogo e patrocínio da Calriz, Google Cloud e Google. Os 15 primeiros colocados receberam prêmios de até R$ 6.000,00 em giftcards. O total da premiação foi de R$ 20.000,00. 

“Foi um evento híbrido rico em aprendizado e diversão”, disse a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em cibersegurança da RNP, Michelle Wangham. “Gostaria de agradecer ao time RNP que se dedicou muito no planejamento e execução do CTF, à GoHacking pela parceira técnica nos desafios e plataforma, aos colaboradores do SENAI SP que nos apoiaram e nos cederam uma infraestrutura incrível, aos patrocinadores que viabilizaram os prêmios e, principalmente, aos 516 competidores que toparam o convite, se engajaram e capturaram muitas flags”.  

A estudante de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP), Ana Vitória, uma das representantes da ala feminina da competição, alcançou o 10° lugar no ranking geral do CTF. Ela foi a única participante presencial no ranking 15+ do desafio.  

O evento é parte do programa Hackers do Bem, iniciativa realizada em parceria pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), , SOFTEX, SENAI SP e RNP, que oferece capacitação em cibersegurança gratuita, independentemente do nível de experiência. São cinco trilhas de aprendizado, do nivelamento à residência tecnológica, com aulas síncronas e assíncronas. Saiba mais no site oficial do programa.  

Confira as fotos no evento no Flickr.