Consecti endossa preocupação com falta de recursos para RNP, CGEE e Embrapii

Categoria
- 01/08/2016

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) endossa as preocupações diante do encolhimento considerável de recursos destinados às organizações sociais (OS) que têm contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em carta encaminhada ao ministro Gilberto Kassab, a presidente do Conselho, Francilene Garcia, alerta sobre a falta de recursos à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Embrapii, e sobre a importância do papel dessas organizações sociais para o País.

Conforme o documento, a RNP contribui para manutenção e expansão das redes acadêmicas e recentemente tem conectado todas as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Acrescenta que o CGEE desenvolve estudos fundamentais para organização e monitoramento dos Sistemas Estaduais de CT&I e, nesse caso, cita exemplos dos Planos Regionais do Norte e Nordeste para a construção e organização dos sistemas locais. Enquanto a Embrapii, diz a carta, tem atuado junto ao setor produtivo estimulando as Unidades da Federação na mobilização para inovação.

“Manifestamos a preocupação com a drástica diminuição de recursos para essas entidades, prejudicando a execução da Política Nacional de CT&I”, destaca a presidente do Consecti.

*Do site da Cofap