Acadêmicos recebem diploma de Construtores da Internet.br

Categoria
- 07/11/2017

Na última segunda-feira (6/11), em sua sede no Rio de Janeiro, a RNP entregou o diploma de Construtores da Internet.br para pesquisadores e representantes de instituições que contribuíram para o estabelecimento da internet no Brasil, entre 1992 e 1993. O reconhecimento é uma das ações em comemoração dos 25 anos da primeira rede nacional e homenageia aqueles que viabilizaram o surgimento e a massificação da internet na sociedade brasileira.

Os professores do Instituto de Pós-graduação Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) Edmundo de Souza e Silva e Luis Felipe Magalhães de Moraes e o diretor de Orçamento e Controle da Coppe e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Fernando Peregrino, foram alguns dos homenageados no encontro.

Também receberam o diploma os professores da UFRJ Paulo Henrique Aguiar Rodrigues e Zieli Dutra; o ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Jacob Palis e Jonas de Miranda Gomes, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); o pesquisador da PUC-Rio e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), José Roberto Boisson de Marca; Raul César Baptista Martins (IBM); Saliel Figueira Filho (Ibase/Alternex); Newton Faller (in memoriam), Claudine Bichara de Oliveira e Luciana Junqueira de Oliveira Góes, por seu trabalho pela RNP, e Nicolau Meisel (Finep), atual consultor técnico da RNP.

Na ocasião, o professor da Coppe/UFRJ e membro da ABC, Edmundo Souza e Silva, destacou que a internet no Brasil foi feita em cooperação. Já o diretor da Coppe/UFRJ, Fernando Peregrino, relembrou a primeira conexão à Biblioteca Nacional e o início da Rede Rio, em 1992, que interligou pela primeira vez instituições na cidade.

Os nomes foram divulgados durante o Fórum RNP 2017, realizado nos dias 17 e 18/10, em Brasília. Confira a lista de todos os homenageados.