RNP desenvolve Acesso Único, portal que reúne Sisu, Prouni e Fies e melhora experiência dos usuários

- 10/02/2022

Agora, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão disponíveis em um único endereço: o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Assim, os candidatos que pleiteiam uma vaga no ensino superior conseguem acessar os sistemas do Ministério da Educação (MEC) com muito mais praticidade, preenchendo seus dados cadastrais apenas uma vez, já que as informações dos três programas passam a ser integradas. O portal Acesso Único faz parte de um projeto do MEC de mesmo nome que tem como benefícios segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que em 2020 migrou e, desde então, opera o Sisu em ambiente de nuvem, foi responsável por desenvolver uma solução tecnológica para o portal Acesso Único, de ponta a ponta. Desde o redesenho de processos, passando pela modelagem da solução, até a criação do portal Acesso Único, que já “nasceu” na nuvem. Vale destacar que o Acesso Único foi co-criado com os principais interessados na melhoria dos portais de acesso ao ensino superior: os estudantes. Os usuários participantes de edições anteriores dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies foram ouvidos pela RNP e compartilharam suas experiências de navegação, sugerindo possíveis melhorias.

No Twitter, o Ministro da Educação Milton Ribeiro e o Secretário de Educação Superior (Sesu) Wagner Vilas Boas comentaram o lançamento:

MEC no Twitter

Entre as novidades do Portal, está uma ferramenta de busca avançada, que conta com diversos filtros, para um banco com milhares de dados digitais referentes as edições do Sisu, Prouni e Fies. No novo ambiente digital, o estudante também poderá projetar as chances de ser selecionado para o curso desejado, a partir das notas de corte disponíveis no banco de dados, que podem ser comparadas com a nota que o estudante obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – dados reais ou estimados. Nessa sessão, os dados podem ser filtrados por nota de corte de cada curso, por instituição e sua localidade, município e estado, e ainda a quantidade das vagas ofertadas por cada edição do Sisu, Prouni e Fies. 

Acesso ùnico

Veja mais detalhes sobre o portal: 

E o novo portal será oficialmente estreado pelos usuários em breve. Na próxima terça-feira (15/2) começam as inscrições do Sisu. Em seguida, no dia 22/2, é dada a largada para aqueles que estão aptos a se inscreverem no Prouni. Já o Fies, recebe inscrições a partir de 8/3. Ainda este ano, o portal deve ganhar novas funcionalidades, receber aperfeiçoamento tecnológico e ser enriquecido com mais dados. Conheça o portal Acesso Único, acessando  acessounico.mec.gov.br/