RNP busca fornecedores para Projeto Piloto Luminárias Inteligentes 5G

- 17/04/2024

A fim de encontrar fornecedores para a realização do Projeto Piloto Luminárias Inteligentes 5G, formalizado recentemente entre RNP e Ministério das Comunicações (MCom), foi aberta uma chamada ontem, 16/4, por meio do Termo de Referência ADC/13038/2024, com prazo final para envio de propostas até 6/5/2024. A iniciativa tem o objetivo de implementar luminárias inteligentes com antenas 5G integradas em Campo Formoso (BA), município onde fica localizado um dos campus do IF Baiano, organização usuária do Sistema RNP.

O projeto visa suportar as redes de pesquisa e inovação e também permitir a oportunidade de colaboração da academia local em seu desenvolvimento, servindo como modelo de expansão para outras cidades brasileiras.

Para execução da iniciativa será necessário estudar modelos de exploração da infraestrutura local, inclusive a partir da possibilidade de estruturação de uma rede neutra, modelo sobre o qual a RNP já detém ampla experiência, a exemplo dos trabalhos realizados no Programa Redecomep e nos projetos das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, entre outros.

Os interessados devem acessar a página da chama por AQUI!