RNP Cisco e Inatel anunciam iniciativa 5G.BR Conecta Brasil

Com a proximidade do leilão do 5G e previsão do início das implementações das redes de quinta geração em 2022, torna-se fundamental discutir planos de adoção, casos de uso e preparar o país para a nova era da hiperconectividade.

Com esse objetivo, a Cisco, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) anunciam a parceria e iniciativa conjunta 5G.BR CONECTA BRASIL, que contempla diversas ações e projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico e aceleração digital em setores importantes do país, fomentando inovação, conectividade de alta capacidade e a adoção do 5G nos setores da educação e saúde.

Unindo os esforços da Cisco, fabricante líder mundial de tecnologia para Internet, do Inatel, um dos maiores centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações no Brasil, e da RNP, responsável pelo desenvolvimento e operação da infraestrutura e serviços de rede segura e de alta capacidade para o setor brasileiro de educação e pesquisa, a parceria pretende apoiar e promover o avanço e adoção das tecnologias 5G, fundamental para a digitalização e transformação da educação e saúde no país. 

O primeiro projeto em conjunto, coordenado pela RNP, com execução do Inatel e apoio da Cisco, é o 5G-in-a-Box, projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de uma rede 5G integrada com tecnologia nacional. O 5G-in-a-Box pretende viabilizar e simplificar a adoção das tecnologias 5G em redes privadas e espaços inteligentes.

Outra iniciativa importante desta parceria é o desenvolvimento de um laboratório conjunto para pesquisas, validações e testes de integração de tecnologias e soluções 5G, com foco em automação e transporte xHaul para redes abertas OpenRAN. 

RNP e Cisco já colaboram em projetos relevantes no setor da educação – o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação, e saúde - Plataforma Nacional de Teleconferência de Ato Cirúrgico do Hospital das Clínicas de São Paulo, que serão fortemente impactados pela chegada do 5G no país.

Considerando as dimensões do território nacional e a grande distribuição de escolas e postos de saúde no Brasil, as redes 5G terão um papel fundamental na conexão segura, confiável, com baixa latência e de altíssima velocidade nestes locais, finalmente viabilizando a implementação de ações de teleducação e a telessaúde em escala no país.

A Cisco participa da iniciativa 5G.BR CONECTA BRASIL através de seu programa de aceleração digital, Cisco Brasil Digital e Inclusivo, lançado em 2020 em parceria com o MCTI. A empresa entende que o avanço e acessibilidade da tecnologia 5G no Brasil é um processo fundamental na digitalização do país, com impactos não apenas econômicos, mas também sociais.

“Temos como propósito oferecer um futuro inclusivo para todos e a parceria com a RNP e o   Inatel é um passo importante para apoiar o desenvolvimento da indústria nacional em uma tecnologia essencial como o 5G, ao mesmo tempo que ajuda a tornar o Brasil um país mais igualitário através da transformação digital”, afirma Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil.

 “O Inatel trabalha de forma intensa para oferecer ao Brasil as soluções que possam contribuir com o desenvolvimento tecnológico dos diversos setores de nossa economia. Fazer parte desta parceria com a Cisco e a RNP é de fundamental importância, para buscarmos sempre o melhor para esta grande jornada que será proporcionar soluções em áreas tão relevantes como a educação e a saúde, afirma Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel.

"Nosso objetivo é prover uma “ciberinfraestrutura” nacional, ubíqua, segura, de alta disponibilidade e desempenho para educação, pesquisa e inovação. A parceria com a Cisco e o Inatel é de grande importância para nós e vem ao encontro desse desafio, que é apoiar transformação digital nas áreas da educação e saúde", Iara Machado, Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. 

Para debater o desenvolvimento do 5G no País, os reais impactos dessa tecnologia na saúde, na educação e na agricultura, Cisco, Inatel e RNP promovem o evento online no próximo dia 20 (quarta-feira) às 9h30.

O evento contará com as presenças de Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil, Nelson Simões, diretor geral da RNP, e Marcelo de Oliveira Marques, presidente da Finatel - Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações.

Inscrições para o evento no link: http://cs.co/6013Jye6t.
 

;