Projeto SPIDER realiza pesquisa online para identificar demandas de cooperação entre organizações da Europa, América Latina e Caribe. Saiba como participar

No âmbito do projeto Horizon Europe SPIDER, uma iniciativa destinada a potencializar o uso da infraestrutura de comunicação entre Europa e América Latina implantada pelo Programa BELLA, está em andamento uma pesquisa online para identificar oportunidades de uso dessa infraestrutura para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação entre os dois continentes.  

A pesquisa, conduzida pelos pesquisadores do projeto SPIDER, também busca mapear as áreas tecnológicas mais importantes que apoiam a transformação digital das organizações. Os respondentes poderão assinalar seu grau de interesse em cada uma das áreas listadas a seguir, e se desejarem, ser convidados a participar de grupos focais com especialistas e atores políticos de diversos países sobre tais tecnologias: 

  • Inteligência Artificial / Aprendizado de Máquina  

  • Redes móveis (5G / 6G / Open RAN) 

  • Blockchain 

  • Computação em Nuvem (Cloud) 

  • Computação de Alto Desempenho (HPC) 

  • Ferramentas e tecnologias para Cibersegurança  

  • Ambientes Virtuais de Pesquisa (tais como laboratórios virtuais, simuladores, science gateways, repositórios de dados etc.) 

  • Tecnologias Quânticas 

Ao participar da pesquisa, os interessados podem contribuir para a compreensão das necessidades e dos desafios enfrentados pelas redes de pesquisa e educação, além de fornecer insights valiosos para o aprimoramento contínuo da infraestrutura digital compartilhada entre a Europa e as regiões da América Latina e do Caribe.  

Os resultados da pesquisa serão fundamentais para orientar futuras iniciativas e investimentos na área de interconectividade digital, promovendo uma maior colaboração e troca de conhecimento entre as comunidades acadêmicas de ambos os continentes. 

Para participar da pesquisa, basta acessar esse link. Sua contribuição pode fazer a diferença no fortalecimento da cooperação digital entre Europa, América Latina e Caribe. 

Sobre o projeto SPIDER  

O consórcio do projeto SPIDER (Strategic Partnership for the Implementation of Digital dialoguEs in R&I cooperation) faz parte da chamada Horizon Europe Framework Programme (HORIZON) - CL4.   

O SPIDER visa apoiar a exploração de todo o potencial do sistema de cabos submarinos de comunicação implantados pelo Programa BELLA, e a implementação dos resultados dos diálogos UE-LAC no contexto da transformação digital e da pesquisa e inovação, propondo uma abordagem multilateral para permitir o desenvolvimento de uma parceria estratégica entre as partes interessadas relevantes.