RNP apoia Ministério da Defesa em campanha de Segurança da Informação

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações do Ministério da Defesa lançou no último dia 25/11 a campanha de conscientização de Segurança da Informação e Comunicações (SIC), que é voltada para os colaboradores do ministério. 

Como primeira atividade os funcionários assistiram à palestra “Oi, você quer ser atacado? ”, ministrada pelo Especialista de Segurança da Informação da RNP, Rodrigo Facio, que falou sobre as principais fraudes que circulam na internet e apresentou o Catalogo de Fraudes desenvolvido pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), que reúne mais de 14 mil golpes que circulam pela web. 

Atentos, os ouvintes puderam entender um pouco mais sobre os prejuízos causados ao abrir um e-mail desconhecido e aprenderam a identificar pequenos detalhes que podem caracterizar as mensagens como fraudulentas. Para ratificar as informações passadas durante a apresentação, o palestrante interagiu com os presentes através de um quiz que apresentou questões da rotina de trabalho com situações de alerta para mensagens e sites suspeitos. 

Segundo o Coordenador do Núcleo de Segurança da Informação do Ministério da Defesa, Daniel Santos, essa foi uma primeira ação de muitas que serão realizadas em com parceria com a RNP. Daniel explicou ainda que as ações de conscientização são voltadas para os colaboradores do ministério e que as atividades ligadas à segurança da informação serão correntes na instituição. 

O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério da Defesa, Coronel Hamilton Silva fez questão de enfatizar a importância da campanha que é voltada para o usuário, uma vez que a rede do ministério é utilizada pelo comando das três forças armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica no mundo todo, além das instituições interligadas. 

;