O que são Centros Nacionais de Dados e qual a importância para ensino e pesquisa?

- 05/05/2023

A ciência brasileira é construída todos os dias dentro das universidades, centros de pesquisa e outras instituições de ensino. O volume da produção de conhecimento aqui é tão significativo que o Brasil lidera o ranking nesse quesito na América Latina, de acordo com dados do Scimago Institutions Rankings 2021. Por isso, é essencial contar com instalações especializadas, como data centers, para armazenar, processar e disponibilizar com segurança grandes volumes de dados científicos e tecnológicos. Essas instalações são o que chamamos de Centros Nacionais de Dados (CNDs). 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa no Brasil. Além disso, fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento. Por meio de aplicações que utilizam essa rede, possibilita a realização de projetos e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa. 

Agora, queremos ampliar nossa infraestrutura para educação, pesquisa e inovação no país, ao constituir novos Centros Nacionais de Dados (CNDs), conectados em alta velocidade, por meio de uma integração com a Rede Ipê, o backbone nacional para ensino e pesquisa, para hospedar equipamentos e serviços digitais às instituições de ensino e pesquisa. Por isso, a RNP lançou na última sexta-feira (28/4) uma chamada pública no formato Request for Proposals (RFP ou Pedido de Propostas, em tradução livre) para encontrar parceiros que possuam ou operem data centers interessados em firmar acordos de cooperação técnica. A ideia é obter infraestrutura de data center para serviço de colocation desses interessados e, em contrapartida, a RNP oferece para uso sua infraestrutura óptica local e de longa distância, em benefício mútuo.  

O serviço de colocation resultante deste processo consiste em assegurar a governança, sustentabilidade, privacidade e segurança dos dados, plataformas e sistemas utilizados pelas instituições de ensino e pesquisa, bem como reforçar a infraestrutura nacional de dados em colaboração com fornecedores e centros de dados públicos e privados. 

“A partir do estabelecimento de parcerias de longo prazo, pretendemos estruturar os CNDs, com a oferta de serviços de colocation estratégico, armazenamento seguro e escalável, implantação de repositórios institucionais abertos de pesquisa, entre outros, em território nacional, apoiando diretamente a educação e pesquisa das instituições integrantes do Sistema RNP, colaborando com o avanço científico, tecnológico e desenvolvimento nacional. A ideia é constituir ambientes de oferta de serviços, com segurança, privacidade, monitoramento e qualidade”, detalha o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antonio Carlos Fernandes Nunes. É possível conferir os detalhes desse Request for Proposals (RFP) clicando aqui. Os interessados podem enviar suas propostas para a RNP até 16/6.