Unidades da Fiocruz e Rede SARAH de Hospitais aderem ao Sistema RNP

- 03/04/2024

Onze unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e nove hospitais de reabilitação da Rede SARAH concluíram o processo de adesão ao Sistema RNP. Os acordos entre a RNP e as organizações têm o objetivo de garantir o desenvolvimento, a gestão e aprimoramento, bem como permitir o acesso e a fruição das funcionalidades previstas no Sistema, além da manutenção da conectividade RNP.   

A Fiocruz já faz parte do grupo de organizações que já eram conectadas a RNP. A atual adesão teve o objetivo de expandir e formalizar a participação no Sistema RNP como Organização Usuária, de acordo com a nova Política de Uso, que estabelece a responsabilidade da organização de contribuir com os custos compartilhados do Sistema RNP, que permitirá melhor distribuir os novos ganhos de escala em longo prazo, e permanecer em plena conformidade com os marcos legais referidos.  

Além de usufruir das novas funcionalidades oferecidas no Sistema RNP (conexão, serviços avançados em rede, entre outros), a formalização da presença da Fiocruz e suas unidades em todo país também beneficiará a participação em redes de colaboração que promovem conteúdos técnico-científicos por meio dos Grupos de Interesse Especial (SIG - Special Interest Group) da RUTE, e participar do Comitê Técnico de Saúde Digital da RNP. 

“A adesão ao Sistema RNP é um marco importante para a Fiocruz. Apesar da instituição já ser usuária de alguns serviços da RNP, a adesão ao Sistema permitirá à instituição potencializar o seu papel de promover a saúde e o desenvolvimento científico e tecnológico, disseminando e compartilhando conhecimentos voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira”, relata o coordenador-geral de Gestão de Tecnologia da Informação da Fiocruz, Misael Araújo.  

Segundo Araújo, com o acordo, a Fiocruz passa a estar efetivamente integrada a “uma plataforma digital inovadora, indo além dos já conhecidos serviços de conectividade da rede, CAFe, Eduroam e Filesender e habilitando a instituição no uso de outras soluções como telefonia, certificação digital, segurança cibernética, entre diversos outros”. 

A Rede SARAH está contemplada com a adesão ao Sistema RNP em nove unidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Belém (PA) e duas unidades em Brasília. As unidades estão interligadas por tecnologias de comunicação à distância, realizam videoconsultas e compartilham prontuários eletrônicos, diagnósticos de patologias, casos e imagens radiográficas e fotográficas, além de exames.  

“Inicialmente, cada unidade hospitalar era servida por duas operadoras de telefonia distintas. O serviço tinha uma velocidade menor e estava mais suscetível a falhas. Com a adesão à rede da RNP, recebemos uma conexão à Internet com velocidade maior e se mostrou mais estável. Isso permitiu outros ganhos, como concentrar o servidor de correio eletrônico apenas em Brasília e trazer o banco de dados de Macapá, de Belém e do Lago Norte para a unidade central”, disse o chefe da área de TI da Rede SARAH de Hospitais, Alexandre Tauil.  

 Saiba mais sobre o Sistema RNP.  

Imagens:

Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)
Rede SARAH de Hospitais - Unidade Lago Norte Brasília (Foto: Nelson Kon)