Conferência Web e Eduplay garantem transmissão ao vivo de evento do MinC e MEC sobre trabalho em cultura

- 25/10/2023

De 25 a 27/10, os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) realizam o evento Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura. O encontro reúne representantes de ambas as pastas e de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) – institutos federais, universidades federais, estaduais e municipais - e entidades sociais. O evento conta com o apoio da RNP para a transmissão ao vivo, a partir da infraestrutura dos serviços Conferência Web e Eduplay, que serão operados por alunos do curso Técnico em Produção em Áudio e Vídeo do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (Dtrac) da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Deryk Santana, destaca a importância do evento: “A intenção é fazer o elo entre o mundo do trabalho e as instituições de formação. Por isso convocamos os institutos federais, as universidades e os sindicatos. A maior parte do nosso pessoal não foi formado na academia, mas nas lidas da cultura. Uma das razões da criação dessa diretoria é ampliarmos a formação e a qualificação do nosso setor, a fim de garantir maior renda e melhores condições de trabalho e expandir esse universo, fazendo com que as pessoas se entendam enquanto trabalhadores e trabalhadoras da cultura”. 

O evento busca dar início ao diálogo com as redes federais de ensino para um programa nacional de formação, a ser apresentado na conferência nacional, e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura. Prevê ainda o lançamento do programa de requalificação dos equipamentos da rede dos Institutos Federais (IFs) de cinema.

“O seminário marca uma integração entre o MINC, o MEC e a Rede Federal nas pautas da educação profissional e tecnológica, seja na rede Federal como produtora de cultura, seja como formadora dos trabalhadores e trabalhadoras em cultura”, afirma a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Patrícia Barcelos.

Os temas dos painéis vão desde a oferta de cursos na área da cultura até as políticas públicas para a formação técnica. A expectativa é um debate intenso, além do compartilhamento de informações entre pesquisadores das políticas de formação e cultura e organizações de classe relacionadas às áreas técnicas da cultura.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (Dtrac) da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) e Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). 

O encontro integra a etapa preparatória da Conferência Temática de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, que será realizada na Fundação Nacional de Artes (Funarte), em São Paulo, de 22 a 24 de janeiro de 2024.

Confira a programação

Não é necessário fazer inscrição. Para acompanhar o evento, basta acessar o link de transmissão via Eduplay por AQUI