Hackers do Bem lança chamada pública para seleção de propostas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em cibersegurança

O programa Hackers do Bem lançou, no dia 30/06, uma chamada pública para submissão de propostas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de cibersegurança.  

O primeiro ciclo desta chamada tem o objetivo de receber propostas para o desenvolvimento de novos produtos ou artefatos que possam ser utilizados nas atividades de capacitação em cibersegurança do programa. Alguns exemplos de propostas esperadas incluem simuladores de código aberto, emuladores de ambiente de ataques, geradores de conjuntos de dados, entre outros.  

Também são esperadas propostas de ferramentas que possam ser utilizadas nos Pontos de Presença (POPs) da RNP e atividades relacionadas, especialmente durante as residências dos alunos. Soluções que facilitem o desenvolvimento de habilidades práticas e ofereçam suporte aos participantes durante suas experiências de trabalho, como analisadores de tráfego, monitores especializados e detectores de ameaças.  

IES e startups podem submeter propostas 

As propostas para esta chamada devem ser submetidas por grupos de pesquisas vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), tanto públicas quanto privadas. Caso haja startups associadas a essas instituições, elas também podem estar envolvidas nas propostas. Os projetos selecionados passarão por mentorias de capacitação empreendedora, visando fornecer suporte e orientação aos bolsistas durante o desenvolvimento de seus trabalhos. A submissão das propostas deve ser obrigatoriamente liderada por pesquisadores da comunidade acadêmica. 

Uma proposta de grupo de trabalho (GT) deve indicar um coordenador acadêmico e uma equipe de bolsistas colaboradores. Serão selecionados cinco GTs por ciclo, com duração de 12 meses. O valor da bolsa, que será disponibilizado por grupo de Grupo de Trabalho (GT), é R$11.000.00/mês.  

As submissões devem ser realizadas eletronicamente pelo sistema JEMS no nesse link até o dia 16/8 deste ano.  

Acesse a chamada pública para saber mais.  

Sobre o programa Hackers do Bem  

Hackers do Bem é uma iniciativa que tem por objetivo capacitar gratuitamente jovens para atuar na área de cibersegurança e privacidade. O programa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a RNP, o Senai e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O foco são os estudantes dos ensinos técnico, médio, superior, e profissionais que procuram especialização ou mudar de carreira.  Saiba mais