Fórum RNP 2023 irá debater da filosofia da tecnologia ao futuro do planeta

- 20/06/2023

Evento deste ano é dedicado a aplicações emergentes na educação, ciência e cultura

Quais os impactos que tecnologias como inteligência artificial e redes sociais trazem para a área de educação e pesquisa? A questão será discutida pelo professor Edgar Lyra, diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, durante sua apresentação na 12ª edição do Fórum RNP. Defensor da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, Lyra é um dos keynote speakers já confirmados para o evento deste ano.

No dia 31 de agosto, o professor falará sobre filosofia da tecnologia, campo que estuda a natureza da tecnologia e os seus efeitos na sociedade. A ideia é levar o público do Fórum RNP a refletir sobre avanços tecnológicos e como eles afetam o processo educacional. Para Lyra, o assunto é particularmente importante neste momento em que há um desenvolvimento acelerado de LLMs, os large language models ou modelos de linguagem amplos – tecnologias usadas em ferramentas como o ChatGPT, treinadas para aprender e entender a linguagem humana.

Keynote speaker Edgar Lyra

“É impossível seguir encarando essas tecnologias como meros instrumentos ao nosso dispor, como um alicate sobre a bancada da oficina. Elas condicionam nossas existências em graus e formas que precisam ser criteriosamente pensados. A partir do recente boom das LLMs, no final de 2022, estamos sendo levados a nos perguntar sobre o futuro do mercado de trabalho, práticas políticas e jurídicas, relações entre meio ambiente e tecnologia e até sobre o futuro da programação” explica Lyra.

O filósofo, especialista em questões éticas, políticas e pedagógicas vinculadas à área tecnológica, é autor do livro “O Esquecimento de uma Arte: Retórica, Educação e Filosofia no Século 21”, publicado em 2021.

Tecnologia e o futuro do planeta

Outro tópico que será debatido no Fórum RNP 2023 é o papel da tecnologia no futuro do planeta. O assunto é tema da palestra de Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Ela também é uma das keynote speakers do evento e fará sua apresentação em 30 de agosto.

Ana Toni possui vasta experiência em promoção de políticas públicas e nas áreas de ambiente e alterações climáticas e foi diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Ela também já foi presidente do Conselho do GreenPeace Brasil, diretora da ONG ActionAid Brasil e da Fundação Ford no país.

A tecnologia a serviço da evolução do conhecimento

O Fórum RNP será realizado em Brasília entre 29 e 31 de agosto e contará com transmissão online da programação. As inscrições podem ser feitas no site do evento. O tema deste ano é "Aplicações Emergentes na Educação, Ciência e Cultura”. Essas aplicações são tecnologias de grande potencial já usadas em diversos negócios e iniciativas (como em ensino à distância), mas que ainda podem evoluir mais.

A ideia é promover um amplo debate sobre como essas tecnologias podem ser usadas em projetos inovadores em diferentes áreas do conhecimento. O evento deste ano será realizado em formato híbrido.

“Após três anos na modalidade virtual, o Fórum RNP 2023 volta ao formato presencial, mantendo a experiência híbrida aos participantes remotos. Os participantes terão uma excelente oportunidade de se atualizarem e trocarem conhecimentos. Será um reencontro para todos, em uma oportunidade especial para retomar antigos relacionamentos e estabelecer novos, a partir de palestras, painéis, workshops e flash talks, área de exposição com parceiros e fornecedores, espaço para startups e muitas outras novidades”, ressalta Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP e coordenador geral do Fórum RNP.

Antônio Carlos Nunes é coordenador geral do Fórum RNP
Antônio Carlos F. Nunes, coordenador geral do Fórum RNP 2023.
Foto: Divulgação / RNP.

Alguns dos temas que serão abordados nas palestras do evento são aplicativos para o desenvolvimento dos capitais humano e cultural das organizações, o desenvolvimento de tecnologias para apoiar a divulgação da ciência em museus, centros de ciências e áreas afins, ações estratégicas em andamento visando ofertas de futuro para as instituições do Sistema RNP e vários outros.

Já os painéis trarão discussões sobre digitalização da cultura, desafios e dificuldades de se consumir e produzir dados de alta qualidade, entre outros assuntos. Entrará ainda na pauta do evento um debate sobre os impactos do marco regulatório de plataformas de conteúdo para as organizações de ensino e Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

12ª edição do Fórum RNP

Data: de 29 a 31 de agosto.

Local: Royal Tulip Brasília - Setor SHTN - Trecho 01 Conj 1B. Brasília-DF.

Horário: 8 às 18h.

Inscrições (presencial e online) aqui.