Falhas em circuitos causam problemas de conexão à internet

Categoria
- 13/07/2018

Instituições acadêmicas atendidas pelos Pontos de Presença (PoPs) da RNP no Maranhão, Amazonas e Roraima tiveram problemas de conexão à internet entre os dias 7 e 12/7 por conta de falhas que afetaram os circuitos entre AM/DF, AM/PA, MA/CE e MA/PA, provocadas pelo rompimento de fibra óptica. Na região Norte, o isolamento no Amazonas e Roraima chegou a gerar instabilidade de conexão por mais de 14 horas. Já no Maranhão, a instabilidade durou cerca de quatro horas.

No último sábado (7/7), foi registrada uma dupla falha, que afetou os circuitos AM/DF e AM/PA, deixando os PoPs AM e RR isolados do restante da rede acadêmica. Segundo a Embratel, o motivo foi a queima de um equipamento na estação da operadora em Belém (PA). Os mesmos circuitos foram novamente afetados no dia 10/7, devido a um rompimento de fibra na Ilha da Marchantaria (AM), ocasionado por queda de árvore.

Nos dias 11 e 12/7, foi registrada uma queda conjunta dos circuitos AM/DF e AM/PA, que deixou os PoPs AM e RR novamente isolados. Segundo as operadoras Embratel e Junto Telecom, o motivo foi um rompimento de fibra óptica em Porto Franco (MA), ocasionado por escavações para instalações de postes da concessionária local. Os circuitos voltaram à operação no dia 12/7 e a conexão de internet às instituições foi restabelecida.

No Maranhão, um rompimento de fibra óptica em São Gonçalo do Amarante (CE), ocasionado por vandalismo, provocou dupla falha que afetou os circuitos MA/CE e MA/PA. O problema deixou o Ponto de Presença da RNP isolado do restante da rede por cerca de quatro horas, o que por sua vez afetou a conexão de internet que chega às instituições do estado.