Inauguração da Infovia Potiguar marca nova era de conexão de alta velocidade no RN

- 08/04/2024

“Não existe inclusão social sem inclusão digital”. Foi assim que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, resumiu a importância do investimento em conexão de internet de alta velocidade no país. Essa fala fez parte de seu discurso na cerimônia de entrega de primeira fase da Infovia Potiguar, realizada nesta segunda-feira, 8/4, na Escola de Governo, em Natal-RN.

A Infovia Potiguar é uma das 18 infovias estaduais que serão construídas para democratizar o acesso à educação, pesquisa e inovação nos estados, levando a mesma qualidade e segurança de conexão ao interior que é ofertada nas grandes capitais.  Somente no Rio Grande do Norte, serão conectados, inicialmente, 21 municípios, beneficiando universidades, institutos de educação e pesquisa, escolas da rede básica, hospitais de ensino e outros órgãos públicos. 

O projeto é dividido em três fases. Na primeira, já concluída, foram construídas as redes metropolitanas de Ceará-Mirim, João Câmara, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, além de trechos de longa distância de Ceará-Mirim a João Câmara e de Pau dos Ferros a Mossoró. São cerca de 406 quilômetros de fibra óptica.

"Todos sabemos o quão importante é a internet hoje na vida de todo mundo. A gente vive num país continental, onde muitas regiões são de difícil acesso, mas nós estamos, através desse programa, priorizando essas regiões, pois sabemos que não existe inclusão social sem inclusão digital. Então, a nossa missão é levar essa inclusão para os brasileiros que ainda não estão inseridos nesse ambiente e, assim, diminuir essas desigualdades”, ressalta Juscelino Filho.  

A cerimônia de inauguração foi organizada pelo governo do estado do Rio Grande do Norte, e contou com a participação e liderança da governadora Fátima Bezerra, secretários, prefeitos e parlamentares federais e estaduais, além de reitores, reitoras e do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, entre representantes de outras entidades. “Nós estamos entregando ao povo do Rio Grande do Norte a primeira fase da Infovia Potiguar que alcança 54% da população e até 2026 queremos estar com o estado 100% conectado”, afirma a governadora. 

A Infovia Potiguar é uma construção conjunta da RNP, do Governo do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de empresas de energia e internet da região para compartilhamento de infraestrutura de fibra óptica no interior. Também conta com a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). 

“Essa primeira entrega que celebramos hoje só foi possível por meio da nossa parceira com instituições federais e estaduais. Estamos trabalhando em conjunto desde o lançamento da Rede GigaNatal, para interligar todas as instituições de ensino e pesquisa localizadas no território do Rio Grande do Norte. Dessa forma, queremos ir além da inclusão dos alunos e professores que estão no interior. Com a Infovia Potiguar, estamos como comunidade acadêmica, em conjunto com o governo estadual e federal, e em parceria com o setor privado, disponibilizando uma base sólida para o desenvolvimento de políticas públicas”, ressaltou o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.  

 

Benefícios para pesquisa, educação e saúde 

O projeto de Infovias Estaduais faz parte do programa Conecta e Capacita, da RNP, que tem o objetivo de ampliar a abrangência, a qualidade e a segurança da conectividade para educação e pesquisa no país. Além das infovias nas unidades da federação, será ampliada a capacidade da rede de pesquisa nacional, a rede Ipê, implantados Centros Nacionais de Dados (CND) e estabelecido um serviço de muito alto desempenho e segurança na Rede de e-Ciência.  

O programa irá proporcionar o avanço expressivo da interiorização nos estados, por meio de 18 infovias e 79 redes metropolitanas no interior, além das já existentes. Sobre essa infraestrutura, também está sendo desenvolvido o novo modelo nacional de segurança cibernética para o Sistema RNP. 

Ao todo, serão implantados cerca de 40 mil quilômetros de fibra óptica em todo o território nacional. A iniciativa vai beneficiar diretamente cerca de 1.600 campi de universidades e institutos de pesquisa, 180 mil pesquisadores, 3.880 programas de pós-graduação e 12 ambientes de inovação e parques tecnológicos.