Connectoway e Huawei participam de debate sobre infovias no Fórum RNP

- 25/08/2023

Uma das frentes previstas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal é a construção e ampliação de infovias, infraestruturas destinadas a melhorar o tráfego de dados e ampliar o acesso à internet em algumas regiões do Brasil. Quais os benefícios que esses investimentos em infovias trazem para a população dos locais em que são instalados? Dois importantes parceiros da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) nesses projetos, a Connectoway e Huawei vão participar do Fórum RNP 2023 para debater essa e outras questões.

A Connectoway é a responsável pela distribuição de equipamentos e soluções de ponta produzidos pela Huawei. Hoje, as duas empresas fornecem, por exemplo, switches para redes metropolitanas da RNP, como a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE) e as infovias do programa Nordeste Conectado. Com o Novo PAC, as duas empresas pretendem expandir a participação na implantação de infovias por todo o país, inclusive atuando junto a provedores de pequeno porte e operadoras competitivas que forem beneficiadas com essas infraestruturas.

Infovias são estruturas semelhantes a tubos com diversos pares de cabos de fibra óptica, usados para conectar à internet municípios de diversas regiões do Brasil. Cada par tem a capacidade de atingir velocidades de transferência de dados de até 20 Tb/s (terabytes por segundo). As localidades atendidas por elas passam a contar com mais velocidade e qualidade no acesso à internet, assim como melhor segurança no compartilhamento de informações entre instituições e pessoas.

“As infovias possibilitam um salto de conectividade para a região beneficiada, possibilitando conexões em escolas e prédios públicos, e um melhor acesso à internet em municípios menores e regiões que hoje não possuem um grande bloco de conexão. As infovias abrem um leque de novos recursos que antes eram limitados pelas conexões que estavam principalmente só na mão de empresas privadas”, ressalta Paulo Frosi, diretor de Negócios Corporativos da Connectoway e um dos palestrantes do evento.

Além de Frosi, o painel terá ainda a participação de Renato Paes - Gerente de Produtos IP/Acesso da Huawei, Oswaldo Freitas, gerente de Projetos Estratégicos da RNP; e Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MCom).

Para Oswaldo Freitas, da RNP, um dos principais pontos a ser apresentado é que a parceria entre os estados e o setor privado estimula a área de telecomunicações, trazendo ganhos para toda a população. Além disso, as estruturas promovem o desenvolvimento regional ao permitir, por exemplo, a oferta de novos serviços.

“O público do Fórum verá esses projetos mais próximos da realidade. Essas infovias vão atender principalmente aos estados mais carentes em conectividade, permitindo o avanço, pelos próximos 15 anos, de toda a nossa capacidade para atender qualquer tipo de demanda das instituições do Sistema RNP com mais flexibilidade e mais qualidade”, ressalta.

O Novo PAC prevê a construção e ampliação de 28 infovias. Destas, 18 são estaduais, 8 são regionais e 2 são nacionais. O investimento previsto entre 2023 e 2026 é de R$ 1,9 bilhão. 

Debates sobre IA e aplicações emergentes em diferentes áreas

A 12ª edição do Fórum RNP acontece em Brasília de 29 a 31 de agosto. O tema deste ano é "Aplicações Emergentes na Educação, Ciência e Cultura”, tecnologias de grande potencial já usadas em vários negócios e iniciativas (como ensino à distância), mas que podem evoluir ainda mais. O Fórum trará debates sobre o uso dessas tecnologias em projetos inovadores nas diferentes áreas do conhecimento. A programação será transmitida online de forma gratuita. Interessados em acompanhar o Fórum presencialmente ou pela internet podem fazer a inscrição no site do evento.

12ª edição do Fórum RNP
Data:
de 29 a 31 de agosto.
Local: Royal Tulip Brasília - Setor SHTN - Trecho 01 Conj 1B. Brasília-DF.
Horário: 8 às 18h.
Inscrições (presencial e online) aqui.