Cinemas em Rede exibe o filme Urutau em oito salas pelo país

Categoria
- 13/09/2016

O projeto Cinemas em Rede exibe, no próximo dia 15/9, em oito salas pelo país, o longa-metragem “Urutau”, do cineasta carioca Bernardo Cancella. O filme conta a história de Fernando, um adolescente tímido e solitário que vive desde a infância confinado em um pequeno quarto na casa de Josias. Em uma data de comemoração, os personagens são levados a situações extremas.

Urutau é um projeto autoral e independente que levou mais de dois anos para ser executado, sem qualquer apoio ou patrocínio. Todos os recursos investidos foram do próprio diretor. Para Cancella, ao utilizar poucos atores e uma única locação, Urutau emprega uma estética minimalista. “Trazemos à tona a discussão acerca da pedofilia, analisando a relação entre o abusador e a vítima, bem como a complexidade do comportamento humano”, afirma.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de 15/9 integra oito cinemas parceiros: Cine Vila Rica (Ufop); Cine Aruanda (UFPB); Cine Arte UFF; Cine UFPel; CineUFSCar; Cine Metrópolis (Ufes); Cinema da UFBA e Cinemateca Brasileira.

;