Cinemas em Rede exibe o filme “Piripkura", um retrato realista sobre os últimos sobreviventes da tribo

Categoria
- 10/08/2018

O projeto Cinemas em Rede está de volta neste mês de agosto com a exibição do longa-metragem Piripkura. Com direção conjunta de Bruno Jorge, Mariana Oliva e Renata Terra, o filme será transmitido no dia 16 de agosto (quinta-feira) a partir das 19h, simultaneamente, para as salas de cinema de oito instituições federais brasileiras. A entrada é gratuita.

Lançado em fevereiro deste ano, o documentário traz uma perspectiva realista sobre a vivência dos únicos dois sobreviventes do povoado indígena de Piripkura. Estes, que atualmente ocupam uma área protegida localizada no Mato Grosso, no meio da floresta amazônica, recebem a cada dois anos, a visita de representantes da FUNAI, para assegurar que ambos continuam vivos.

Após a sessão, o diretor Bruno Jorge estará presente no Cine Arte UFF da Universidade Federal Fluminense para participar de um debate que será transmitido em tempo real para as demais instituições participantes desta edição do Cinemas em Rede: Cine Aruanda (Universidade Federal da Paraíba), Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Cine UFPel (Universidade Federal de Pelotas), CineUFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espirito Santo) e Cine UFG (Universidade Federal de Goiás).

A transmissão é resultado do projeto Cinemas em Rede, uma iniciativa entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), responsável por facilitar o acesso e intercâmbio de conteúdo audiovisual nacional entre as instituições parceiras espalhadas por todo o Brasil.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede.