Cinemas em Rede exibe documentário sobre o artista plástico Glauco Rodrigues

Categoria
- 17/10/2016

Sucesso nas universidades brasileiras, a próxima sessão do projeto Cinemas em Rede está marcada para o dia 20/10. Nessa edição, os participantes vão poder assistir ao longa-metragem ‘‘Glauco do Brasil’’, com roteiro e direção de Zeca Brito. O documentário retrata a vida e a obra de um dos maiores artistas plásticos do país, o gaúcho Glauco Rodrigues.

Em 1998, Zeca tinha apenas 12 anos de idade e entrevistou, com uma câmera amadora, o pintor Glauco Rodrigues, em Bagé, no Rio Grande do Sul. O diretor nem imaginava o que viria pela frente, mas ali nascia o documentário Glauco do Brasil. ‘‘Em 2013, demos continuidade às filmagens ao investigar a trajetória de vida através da obra dele. Foi incrível redescobrir o Brasil através da pintura desse fabuloso artista brasileiro. A mistura de estilos, de épocas distintas e de referências mostra a genialidade do artista’’, comenta Zeca.       

Após a exibição do filme, às 20h40, haverá um bate-papo com o diretor no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ). O debate será transmitido para as outras salas via Conferência Web, pela ferramenta Mconf.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que conecta os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de outubro integra oito salas: nas universidades federais de São Carlos (UFSCar), de Pelotas (UFPel), da Paraíba (UFPB), Fluminense (UFF), do Espírito Santo (Ufes), da Bahia (UFBA) e de Ouro Preto (Ufop), além da Cinemateca Brasileira.